Está em Portugal há exatamente 48 dias, depois da abertura da primeira loja na Avenida da República, em Lisboa, e não podia ter um nome mais simples. The Coffee é o novo lugar perfeito para os amantes de café. 

Situa-se no Saldanha, mesmo ao lado da cervejaria Dote, e tem como missão democratizar o consumo de café de especialidade. Este é um tipo de café que tem tendência para ser elitizado, mas o espaço vem contrariar isso.

“É algo básico. É café. É algo normal”, salienta Frank Maeda, diretor de Expansão Internacional do The Coffee, em conversa com a MAGG, explicando ainda que "os caracteres em japonês [presentes no espaço] significam café".

O The Coffee surgiu em 2018 depois dos irmãos Alexandre, Carlos e Luis Fertonani viajarem até ao Japão e experienciarem, ao vivo, os conceitos de “take away” e de café de especialidade, decidindo depois criar um café que levasse a cultura "to go" para o Brasil. 

Tóquio é a cidade com maior número de cafeterias com este conceito no mundo e o café de especialidade é também muito popular por todo o Japão. Desta forma, os irmãos levaram a inspiração para os centros urbanos de Coritiba, no Brasil, onde acabou por nascer o The Coffee. A expansão começou a partir de 2019, contando agora com 197 lojas em todo o mundo, 15 destas na Europa, e duas em Portugal. 

Alta qualidade, perfeccionismo, minimalismo e otimização do espaço, são algumas das características que inspiraram a criação da marca, e quem visita o espaço tem imediatamente essa perceção. Trata-se de um pequeno balcão, em branco, com apenas um barista num ambiente pensado ao pormenor em tons de castanho, cinza, preto e branco.

A automatização do atendimento é também um aspecto importante uma vez que o pedido é feito através de um tablet, ao contrário de outros estabelecimentos onde falamos diretamente com o funcionário. No The Coffee, o papel do barista é mesmo esse: servir café.

O formato do espaço da Avenida da República é um take away, mais direcionado para o público corporativo e jovem. No entanto, o objetivo é “atingir o mais número possível de pessoas” e, para isso, a próxima etapa é a inauguração de uma esplanada.

Esta é uma loja 100% take away, mas vamos pôr uma esplanada porque culturalmente tem que haver adaptações para cada região. Os portugueses têm um comportamento de consumo de café no qual gostam de aproveitar da melhor forma o quality time [tempo de qualidade] de tomar café, sentar e apreciar de uma maneira menos apressada, explica Frank Maeda. 

Para além do formato “street”, o The Coffee conta ainda com mais dois conceitos. O híbrido, como é o caso da loja em Setúbal, aberta recentemente, no qual o foco não é apenas a venda do café mas também do equipamento relacionado com o mundo do café e do grão, de forma a permitir que o cliente possa consumir um café de melhor qualidade em casa. O outro formato é de quiosque, mais direcionado para centros comerciais. 

Mas que tipo de café é este? Fomos experimentar o Salted Caramel (3,70€), um latte (algo semelhante ao nosso café com leite) gelado com caramelo salgado. É uma bebida fresca e perfeita para o verão, com o equilíbrio certo entre o doce e o salgado. Se for uma pessoa de gostos simples ,pode sempre optar por um Pure Black (1,50€) ou por um Americano (1,80€). Uma vez que se trata de um café de especialidade, prepare-se para uma experiência interessante: o sabor acaba por ser ligeiramente mais forte do que aquele a que pode estar habituado. Espreite aqui o menu completo.

The Coffee
créditos: MAGG

Se o café não for o seu candidato de eleição, o “The Coffee” dispõe ainda de uma pequena seleção de artigos para venda, como canecas, tote bags (saquinhos de pano) e copos térmicos, todos personalizados com o nome da marca e perfeitos para dar uso no dia a dia. 

A expansão do projeto continua por Lisboa, com mais quatro lojas a chegar: ainda em setembro no Cais do Sodré, em outubro na Rua dos Douradores (Chiado), em novembro na Marina de Cascais, e em Campo de Ourique, ainda sem previsão de data de abertura.