Com tantos apelos ao não desperdício alimentar e à organização da comida que temos em casa para evitar comprar mais do que já anda pela despensa, qualquer truque para guardar esparguete no frigorífico ou no congelador sem que fique com aquela goma desagradável é um segredo que não pode ficar guardado.
É que, vamos lá, quem nunca cozeu esparguete para uma família quando na verdade só era preciso para uma refeição? Mas para que tudo seja aproveitado, basta adotar alguns passos simples sugeridos por Vânia Ribeiro, autora da página de Instagram e do canal de YouTube Made by Choices.
A ideia é que deixe de descartar a massa imprópria para comer por estar cheia de goma, e comece a cozinhá-la de forma a ficar solta. Já tem o bloco de notas para apontar o truque que vai mudar os meal prep da semana e o desperdício em casa?
Como deixar a massa sempre solta
- Aqueça a água com um pouco de sal e algumas gotas de azeite. Aqui o azeite vai permitir que a massa não cole durante a cozedura.
- Quando a massa estiver cozida, descarte a água (pode ser usada em outras receitas).
- Passe toda a massa por água fria e solte com a ajuda das mãos. Este passo é necessário pois vai travar a cozedura da massa e permitir retirar toda a goma.
- Com a massa já fria, junte um pouco de azeite e envolva bem com as mãos. O azeite vai fazer com que a massa não cole e fique sempre bem soltinha.
- Guarde num tupperware de vidro fechado no frigorífico entre quatro a cinco dias.
Melhor do que saber, é ver como fazer. Ora observe.