Já lhe dissemos que este fim de semana, que se inicia a 13 de maio, não vai ter muito calor na maior parte do País, mas também não vai estar frio. E não há nada melhor do que aproveitar as temperaturas amenas para, depois de um dia de passeio, rumar até ao rooftop mais próximo para beber um copo (e, se for fumador, vá queimando os últimos cartuxos, já que fumar em certos estabelecimentos vai ser cada vez mais díficil).
Por isso, a MAGG fala-lhe de seis spots em Lisboa e no Porto. Uns já são bem conhecidos entre os ávidos apreciadores de diversão noturna e outros abriram portas nos últimos tempos. Mas em qualquer um deles poderá experimentar algumas bebidas, enquanto se vai preparando para tirar o pé do chão. Comece já a analisar as hipóteses.
Go A Lisboa
O Go A Lisboa tornou-se um dos spots mais trendy, graças à vista desafogada para a Ponte 25 de Abril que o rooftop oferece. Como nem só de uma boa paisagem se faz a festa, o bar deste estabelecimento conta ainda com uma extensa carta de bebidas para repor os níveis de divertimento.
E há opções para todos os gostos, que vão da seleção de vinhos portugueses e internacionais, passando pela degustação de Mezcal e inúmeras propostas em que as bebidas espirituosas ganham destaque, criadas pelos mixologistas Fernando Delprá e Pablo Straubel. Além disso, este sábado, 13 de maio, a animação estende-se até às 3 horas da manhã, com os espetáculos dos DJ's Thelmo & Gear e Damn Brotherz.
Torre Vasco da Gama
25 anos depois da sua abertura oficial para a Expo 98, a Vasco da Gama Tower Babylon 360º voltou a abrir portas ao público. Constituindo-se como o edifício mais alto de Portugal, poderá desfrutar da vista deslumbrante que os 145 metros de altura lhe oferecem, enquanto aproveita para beber um copo.
No total, o estabelecimento conta com 12 cocktails de autor inspirados nas especiarias vindas do Oriente e custam todos 17€ – mas é uma quantia que não lhe vai custar tanto a sair do bolso já que, se subir a torre a partir das 17 horas, que tem um custo de 15€, esse valor é consumível no bar. Além disso, o ambiente no topo da Torre Vasco da Gama é de folia máxima, já que se mune de uma programação em que a música ao vivo, nomeadamente com a presença de DJ's, é a protagonista.
Guindalense Futebol Clube
As escadas dos Guindais, no Porto, escondem um lugar que já muitos conhecem pelos cachorrinhos icónicos, numa baguete tostada e com vários recheios: o Guindalense Futebol Clube. Esta é uma das esplanadas mais famosas na cidade, onde a vista para o rio Douro dava um postal e por onde passam multidões.
Além dos snacks para o corpo e para a mente (sim, falamos da comida e da vista, respetivamente), só há uma questão que se impõe neste espaço: vai um fino (ou imperial, depende de onde nos estiver a ler) ou um vinho fresquinho? Como qualquer coletividade que se preze, o dilema nem podia ser outro.
Lat.A
É preciso ter muita lata se passar por Alcântara e não puser os pés no Lat.A. Mas é preciso mais lata ainda para sobreviver às noites de diversão pela qual este spot nas Docas de Santo Amaro é conhecido. O único requisito é gostar de tirar o pé do chão – até porque é impossível ficar parado.
Às quintas-feiras, sextas-feiras e sábados, o Lat.A abre as portas ao Brasil, com uma ronda de samba que conta com duas atuações por noite. Ainda assim, também existe um DJ a assegurar o entretenimento mais umas horas, garantindo que tem tempo de acabar as margaritas, mojitos e as bebidas deliciosas que pode encontrar neste estabelecimento.
Torel Avantgarde
Se está de passagem pelo norte, esta é a oportunidade de conhecer o Torel Avantgarde. No topo deste hotel de cinco estrelas no Porto, é o rio Douro que dá o ar da sua graça na paisagem – e que lhe rendeu o prémio de "Hotel com a Melhor Vista", em 2022. Além disso, é perfeito para os dias de calor, já que a brisa deste curso de água vai ser o seu refresco.
Com uma carta de bebidas disponível entre as 11h30 e a meia-noite, um cocktail neste espaço equivale a uma dose de cultura. Isto porque há oito cocktails de autor para experimentar e todos eles foram nomeados à imagem de artistas da vanguarda, como Fernando Pessoa ou Frida Kahlo.
Catch Me
É provável que saiba onde fica o Catch Me, mas que ainda se lembre dos tempos do Le Chat. Sim, é aquele spot que fica no Jardim 9 de Abril, em Santos, com uma vista de cortar a respiração para o Tejo. Apesar das mudanças, há uma coisa que permanece: o facto de, a qualquer altura do dia, estar lá para atender às suas necessidades.
No que ao final do dia diz respeito, que é por isso que aqui estamos, a diversão também está assegurada. Isto porque às sextas-feiras, sábados e domingos terão atuações ao vivo de bandas e DJ's. Para que não lhe falte nada, tem também vários vinhos e 23 cocktails (sete de autor) com ingredientes frescos para provar – e atenção: alguns até são picantes.