A ideia de que a vida de que um cão prende qualquer plano, saída ou férias cada vez é menos uma realidade em Portugal. Desde 2018, com a aprovação da lei que permite a entrada de animais em restaurantes, o País tem vindo a adaptar os espaços para poder aproveitar a vida com o seu amigo de quatro patas.
Não estamos a exagerar quando dizemos que há todo o tipo de espaços pensados para os animais, desde cabeleireiros, hotéis, centros comerciais e até gelatarias. Mas agora estamos focados naqueles dias em que só lhe apetece ir lanchar ou almoçar com amigos, ou até ir beber um copo no fim do trabalho.
Já não precisa de deixar os cães à porta, ou quase implorar para serem autorizados a ficarem consigo na esplanada. Pode ter um Yorkshire ou um pastor alemão em todos os sítios que encontramos, que vão receber o seu patudo com a maior das naturalidades.
Fauna & Flora
Há panquecas, bowls, smothies, sumos, bagels, tostas, ovos, batatas. Só pelo aspeto da comida no Instagram já estamos com água na boca, e não estamos a conseguir resistir a tanta cor e pormenor. A decoração parece pensada ao detalhe, mas com o ambiente super diferente do que é habitual neste género de espaços.
Não tem desculpas sobre ser longe de casa e não conseguir levar o seu cão consigo, já que a Fauna& Flora tem três espaços na zona da Grande Lisboa: nos Anjos, em Santos e ainda no Estoril.
Hamburgueria da Parada
Há dias em que o único requisito para sair de casa é uma simples esplanada. Para juntar a isso, nada melhor do que uns salgados, imperiais, sangria e sobremesas para um bom fim de tarde com amigos. A melhorar qualquer plano deve levar o seu patudo, que vai adorar usufruir da esplanada rodeada de árvores e muita sombra.
Chasing Rabbits- Record Store
Temos quase a certeza de que o seu cão é obrigado a ouvir todos os dias a sua música. Leve-o consigo da próxima vez que atualizar a oferta musical da casa na Chasing Rabbits, onde também encontra pratos diários e hambúrgueres, pregos, cachorros e muitas opções para vegetarianos.
Rebel
A pandemia até trouxe (um bocadinho) de prazer às nossas vidas. Calma, sublinhamos o “bocadinho”. Com o teletrabalho e modelos de trabalho híbrido, o Grupo Bomporto, gestor do hotel The Luminares, decidiu abrir o Rebel.
Este é um espaço minimalista pensado para quem está farto de trabalhar em casa e há tomadas em todas as mesas. Não tem de deixar o seu cão em casa, e este pode acompanhá-lo ao espaço do Bairro Alto, que foi criado para refeições como almoços e lanches leves.
The Whisk Café
Os brunches são a moda que apareceu, conquistou toda a gente e inseriram-se na rotina de muitos. Todos gostamos de almoços tardios e são sempre a oportunidade para misturar o doce e o salgado.
Mas, se pensarmos bem, é sempre difícil convencer os paladares mais tradicionais a aderirem à nova moda. Isso deixa de ser um problema com o The Whisk Café, que além dos típicos ovos benedict e salmão, tem bolinhas de alheira, almôndegas e até polvo com batata assada.
A melhor parte é que além de ser um espaço adaptado aos menos fãs de brunches, foi também criado a pensar em todos os donos que queiram levar o seu cão enquanto desfrutam desta demorada refeição.