Da ideia à prática passou por mais de uma semana. Mais de 200 pessoas associaram-se à iniciativa e, no próximo sábado, 12 de março, nasce o evento piloto do Mesa do Mundo. "O Mesa do Mundo evoluiu da ideia inicial de organizar um evento solidário para reunir ajuda para a Ucrânia. Pretende alargar, depois, o espectro de ação para, no futuro, podermos atuar noutras situações de crise em que possamos ser úteis, utilizando sempre a gastronomia como pivô de cada evento solidário", explica André Cabrita à MAGG.

Há apenas 30 lugares para o primeiro evento do Mesa do Mundo, que acontece no próximo sábado, 12 de março, no Porto. Será um "almoço partilhado, tendo em conta também aquilo que são os princípios da nossa iniciativa", conta o chef.

André Cabrita, chef e mentor da iniciativa Mesa do Mundo
André Cabrita, chef e mentor da iniciativa Mesa do Mundo créditos: Instagram

O almoço vai ser uma refeição de seis momentos, inspirados no livro "Mamushka", de Olia Hercules, chef ucraniana radicada em Londres. "As receitas dela têm uma carga de nostalgia e de família muito presentes. Foi de estar a ler o livro dela quando rebentou o conflito na Ucrânia que me surgiu a ideia de promover a gastronomia daquele país, de que não se sabe muito aqui no Ocidente", relembra André Cabrita.

Os convivas são encorajados a levar as suas próprias bebidas, caso queiram, para não terem uma despesa adicional além do bilhete, uma vez que a iniciativa ainda não conseguiu um patrocinador de marca de vinhos. "O valor do bilhete reverte na totalidade para uma das entidades que está a prestar ajuda na Ucrânia. Vamos depois selecionar qual e, obviamente, comunicar às pessoas para onde foi o dinheiro e quanto é que angariámos", explica o mentor da iniciativa.

UNICEF explica o que está a ser feito na Ucrânia, qual a melhor forma de ajudar e para onde vai o dinheiro
UNICEF explica o que está a ser feito na Ucrânia, qual a melhor forma de ajudar e para onde vai o dinheiro
Ver artigo

"Quem quiser juntar-se é bem vindo para desempenhar as mais diversas funções que possam ser necessárias. Temos uma comunidade de cerca de 200 pessoas, um pouco por todo o País, que está disposta a envolver-se. Foi por isso que o supper club se descentralizou do Porto, para poder chegar a outras partes do país", refere ainda o chef.

Depois do evento-piloto do Mesa do Mundo, estão abertas as possibilidades para a realização de mais iniciativas. O almoço de dia 12 servirá, como explica André Cabrita, para "testar agulhas e afinar alguns detalhes, ver como é que isto pode acontecer da melhor maneira possível".

Os bilhetes já estão disponíveis na plataforma Eventbrite e custam 31,89€. Pode comprar aqui. O almoço solidário acontece no S.P.O.T., na Rua de São Victor 143A, no Porto.