Em 2017, quando abriu na Lx Factory, era um 3 em 1: uma clínica com terapias não convencionais, uma escola com workshops e cursos ligados ao bem estar e à alimentação e uma cafetaria saudável e biológica.

Inesperadamente, a cafetaria foi o segmento que teve mais sucesso e, em pouco tempo, Joana Teixeira, criadora do Therapist, percebeu que a comida tinha de ter um pouco mais da sua atenção. Há um ano criou um novo menu, mais focado nas necessidades de cada pessoa, mas ainda assim sem nunca descurar a parte das terapias alternativas que continuavam a ter lugar naquele espaço do Lx Factory.

Morada: Rua Rodrigues de Faria, 103 (Lx Factory) e Rua Rodrigo Fonseca 82A
Horário: 9h30-18h30. 9h30-22h30 de quinta a domingo

Mas 2020 foi o verdadeiro ano da mudança, ainda COVID não era termo comum. "Percebi que tinha de deixar de lado a parte da clínica e focar-me na alimentação. A partir de agora, o Therapist cura através da alimentação", explica à MAGG.

A pandemia não atrasou os planos e deu até mais tempo para que tudo estivesse pronto para receber todos os que passaram os últimos meses em confinamento.

Há mais um Therapist em Lisboa
Há mais um Therapist em Lisboa
Ver artigo

A decoração é agora mais clean, com mobília em madeira da marca portuguesa Boa Safra. As plantas estão nas paredes, em forma de quadros da artista Luísa Passos, mas estão também de forma real, em vasos e jarras, a dar aquele aconchego de quem está num sítio onde a comida combina com a natureza.

O menu continua a ser terapêutico, no sentido em que cada prato tem sempre associado uma expressão: detox, power, immunity e mind.

A ementa está diferente e, para uma volta de cores e sabores, Joana chamou a chef brasileira Amábile Kolenda, que veio para Portugal revolucionar a forma como comemos. Quando ela mete a mão, só sai dali coisa bonita.

Já deu pratos novos ao Botanista, ao 26 Vegan Food Project, em Lisboa, e à Avocado Coffe House, em Óbidos. Faz wokshops, consultorias e é uma master na comida funcional. "Não sou vegan, nem vegetariana. Trabalho sim com comida de qualidade", avisa à MAGG.

Amábile, não precisas de dizer mais nada. Os pratos começam a chegar à mesa e percebemos rapidamente a volta que o Therapist deu.

Os ingredientes sempre foram quase todos orgânicos e praticamente tudo é feito na cozinha do restaurante. "Faltava-nos o pão, ms já estamos a tratar disso", ressalva Joana. Mas agora, os pratos ganharam outra cor na apresentação e na mistura de sabores.

Há um hambúrguer cor de rosa da beterraba, uma bowl verde da spirulina e purés amarelos da curcuma.

As opções são doces ou salgadas, servidas sem hora marcada. Ou melhor, o horário agora até é alargado, com o Therapist a estar aberto também para jantares de quinta-feira a domingo. Nessa linha, aos sumos e chás, juntaram também uma lista de cocktails que, tal como tudo o resto no restaurante, privilegia o nacional. Conte com gin português, amarguinha, Vinho do Porto e uma sangria de Kombucha.

Há ainda um brunch disponível todos os dias, composto por uma bowl doce, umas panquecas, uma bruschetta e um chá (15,50€).

Mas uma das grandes novidades da casa é o espaço de mercearia a granel, onde os clientes podem levar um pouco do Therapist para casa. Lá vã estar as granola doces e salgadas, as misturas de especiarias e os sumos. "Queremos que os nossos clientes possam recriar em casa a comida saudável que sabem que vao sempre encontrar cá", refere Joana.

O espaço adaptou-se à nova realidade e, além de uma esplanada preparada para quem prefere ficar ao ar livre, cada mesa conta com um QR Code que dá acesso à ementa e, em breve, vão ter disponível um sistema que permite também fazer o pedido e o pagamento sem contacto.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.