O final do mês de dezembro, marcado pelas festividades, é um caos no que diz respeito não só ao excesso de comida que ingerimos, como também ao consumo elevado de álcool, característico, por vezes, desta altura do ano.
Contudo, há vários anos que o fenómeno “Dry January” (ou janeiro seco, em português) visa corrigir essa falha, uma vez que consiste em deixar de beber álcool durante janeiro, de modo a compensar os estragos do mês anterior.
Mas como nem tudo tem de ser definitivo, o Dry January não é um compromisso para a vida, sendo apenas uma pausa consciente que cabe a cada pessoa decidir quando termina. Se for esse o caso, a nova aposta da Adega de Borba que dá continuidade ao relançamento da gama Senses, é uma boa opção para quebrar esta pausa.
Estamos a falar do Senses Syrah 2023, um vinho tinto que combina intensidade aromática, corpo e persistência, pode ler-se em comunicado. Produzido a partir de uvas totalmente Syrah, naturais de solos argilo-calcários e xistosos da região de Borba, este novo lançamento reflete a adaptação da casta ao clima quente do Alentejo, o que resulta simultaneamente em frescura e maturação.
O Senses Syrah 2023 (8,99€) apresenta uma cor granada (vermelho-escuro) profunda e aromas de frutos vermelhos e negros. Na boca, destaca-se pelo bom volume, taninos suaves (compostos naturais encontrados em plantas) e um longo final a cacau, tornando-o na opção certa para acompanhar carnes vermelhas, pratos de caça de pelo e queijos de pasta mole.
O Senses Syrah está disponível na loja física da marca, situada em Borba, no site oficial da Adega de Borba e nas principais garrafeiras do País.