Agora que o tempo frio veio para ficar, nada melhor que um evento que nos aqueça o corpo e a alma. Depois do sucesso da estreia, a Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM) volta a preparar o Trás-os-Montes Wine Experience.

O evento vai realizar-se no dia 22 de novembro, no emblemático Hotel Vidago Palace, sob a mesma premissa da edição anterior: proporcionar a todos os participantes uma experiência vínica inesquecível, num cenário sofisticado e de distinção, tal como pode ler-se em comunicado. 

Realizado na histórica vila de Vidago, o Trás-os-Montes Wine Experience vai contar com a apresentação de vinhos exclusivos de 21 produtores de Trás-os-Montes, que mantêm diariamente a tradição e a ancestralidade típicas da região. Além disso, vão levar mais de 80 dos seus melhores vinhos para serem provados e harmonizados com as propostas do chef Vítor Matos, que dirige a cozinha do Vidago Palace. 

A programação do evento inclui dois momentos distintos: a Prova de Vinhos, que se irá realizar no Jardim de Inverno, entre as 16 e as 19 horas, antecedida por uma sessão oficial de abertura às 15h30, e o Jantar Vínico, que será servido no Salão Nobre, às 20 horas, com um menu composto por quatro momentos, concebido para harmonizar na perfeição com os vinhos apresentados pelos produtores participantes de Trás-os-Montes.      

Alguns dos produtores presentes na iniciativa serão Bago de Ouro, Casa do Joa, Casa Grande do Seixo, Encostas de Sonim, Flandório, Montalegre Vinhos, Palmeirim D’Inglaterra, Quinta das Corriças, entre muitos outros.  

O evento está aberto a convidados e ao público em geral, mas os lugares são limitados, sendo obrigatório fazer reserva através do e-mail promocao@cvrtm.pt. A iniciativa tem um custo fixo de 90€ por pessoa, que inclui a participação na prova e no jantar. 

Também ao abrigo do Trás-os-Montes Wine Experience, vai realizar-se, em Lisboa, no dia 24 de novembro, uma Prova & Jantar a Quatro Mãos, no restaurante O Nobre, assinada pelos chefs Justa Nobre e Óscar Geadas.

O chef transmontano com uma estrela Michelin junta-se à chef Justa Nobre para conceber um menu especial, que enaltece os sabores e os produtos do território, harmonizado com os vinhos de 12 produtores de Trás-os-Montes: Casa José Pedro, Casa do Joa, De Sousa, Flandório, José Preto, Ninho da Pita, Quinta do Salvante, Quinta Serra D'Oura, Villela Seca, Vinho dos Mortos, Vinhos Mont'Alegre e Vinhas Velhas Mogadouro.

O evento em Lisboa é aberto ao público e tem um preço fixo de 85€ por pessoa, que inclui a prova, às 18h30, e o jantar, a partir das 20 horas. Como os lugares também são limitados, é obrigatório fazer reserva para o e-mail referido acima.