Este artigo contém spoilers sobre o filme "Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó". Se não quer saber detalhes, por favor não continue a ler. 

"Vergonha? Eu já estive noivo de uma jornalista de lifestyle!". Se é assim que começamos, malta do "Pôr do Sol", começamos mal! Ah e tal, vamos fazer um filme epopeico sobre as origens de uma joia milenar e, pelo meio, desatamos a insultar jornalistas? Mau, Maria.

Viram o que fizemos aqui? Tentámos ter graça. Conseguimos? 99% de probabilidades para o 'não'. "Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó", longa-metragem que serve de prequela à série da RTP "Pôr do Sol", chega às salas de cinema esta quinta-feira, 3 de agosto, e promete mexer com os rankings de receitas de bilheteira de 2023, tal é a expectativa em torno do filme.

Em "Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó" recuamos 3500 anos até ao tempo em que o misterioso colar foi forjado pelos Ourives Celtiberos, mais tarde Ourives de Cister, e que na altura tinha outro nome. Até à atualidade há vários saltos temporais, com as personagens que conhecemos da série a assumirem outros nomes, consoante a época, embora com o mesmo propósito. O filme é também o último trabalho feito em vida por Luís Aleluia, que morreu a 23 de junho. O ator interpreta Sebastião, o fiel funcionário dos Bourbon de Linhaça.

por do sol o mistério do colar de são cajó
créditos: DR

Se as duas temporadas da série, emitidas em 2021 e 2022, tratavam estereótipos absurdos das novelas portuguesas, o filme vai beber inspiração a histórias de fantasia como "O Senhor dos Anéis" ou "Guerra dos Tronos", sempre com um forte pendor de portugalidade (e é refrescante ver alguém fazer humor disparatado com a História lusa, algo que, infelizmente, não estamos habituados a ver a não ser nas inesquecíveis rábulas nos tempos áureos dos programas de Herman José - e que tanta chatice lhe trouxeram).

Estes famosos foram resolver "O Mistério do Colar de São Cajó". Veja quem foi à antestreia do filme de "Pôr do Sol"
Estes famosos foram resolver "O Mistério do Colar de São Cajó". Veja quem foi à antestreia do filme de "Pôr do Sol"
Ver artigo

"Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó" não vai desiludir os fãs mais entusiastas da saga criada por Manuel Pureza, Henrique Dias e Rui Melo. Estão lá as tiradas nonsense, está lá o disparate, estão lá os Jesus Quisto, a banda fictícia que saltou para o mundo real e até já atuou em festivais.

No ano em que "Rabo de Peixe" elevou a fasquia para a ficção televisiva made in Portugal, este filme é a prova de que também é possível fazer bom cinema, pop, para todos e que todos compreendem. "Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó" vai ganhar prémios no Festival de Cinema de Cannes? Não vai nem é esse o objetivo. Se vai rivalizar com "Barbie" e "Oppenheimer" no que toca a receitas de bilheteira? Ai apostamos dois quilos de cerejas da Herdade do Pôr do Sol que vai.

O que adorámos

1. Como Simão se tornou um vilão

Será um exagero dizer que Rui Melo, que dá vida a Simão, leva o filme de "Pôr do Sol" às costas. Mas é justo dizer que o ator, que é também um dos autores da saga, tem um desempenho brilhante, que serve de eixo ao longo de toda a história. Ele não é um, mas vários antepassados de Simão, o filho enjeitado dos vários Bourbon de Linhaça, sendo também, ao longo de séculos, um saco de pancada do pai, Miguel Bourbon de Linhaça (interpretado por José Raposo).

por do sol mistério do colar de são cajó
créditos: DR

Na longa-metragem ficamos a compreender o porquê de Simão partir tantos copos de whisky e também não conseguimos evitar sentir algum carinho por aquele que é o vilão mais choninhas da ficção nacional. #Simão4Ever.

2. Os anais da "Blaze" (e o núcleo da Madragoa)

Foi preciso esperar dois anos para perceber de onde raio surge a revista "Blaze". Mas valeu a pena. Cristina (Sofia Aparício) e Raul (Rodrigo Saraiva) conhecem-se em circunstâncias, digamos assim, bizarras, e rapidamente decidem fazer nascer a "Blaze", apesar de não terem nada em comum. Carla (Susana Blazer) continua a ser a melhor e mais subvalorizada personagem da "Pôr do Sol". Susana Blazer encarna na perfeição o papel de funcionária subserviente, de mulher insegura e um bocado tonta e protagoniza momentos tão patetas e hilariantes que é impossível não nos identificarmos com aquela candura palerma.

por do sol o mistério do colar de são cajó
O núcleo da Madragoa

Descobrimos também que Tó Mané (António Melo) e Ivone (Carla Andrino) nem sempre foram um casal e que tudo começou com uma traição (mas não é o que vocês estão a pensar).

3. O início dos Jesus Quisto

Da Idade Média para a Faculdade de Direito são uns séculos de viagem mas é o tempo necessário para percebermos como é que Vera (Madalena Almeida), Diogo (Cristóvão Campos), Jimmy (André Pardal) e Lourenço (Diogo Amaral) se conheceram. Descobrimos que havia outra banda antes dos Jesus Quisto e que - choque! Jimmy nem sempre foi vegan.

Os Jesus Quisto durante a atuação no NOS Alive 2023
Os Jesus Quisto durante a atuação no NOS Alive 2023 créditos: JOAO SILVA

4. O melhor product placement do sempre

Na primeira temporada de "Pôr do Sol", tivemos paródias à publicidade indireta de produtos nas novelas. Mas, em "O Mistério do Colar de São Cajó" há um patrocinador a sério, e um dos melhores e mais hilariantes momentos de product placement que já vimos. Vamos só deixar aqui um pequeno teaser...

O que podia ter sido melhor

1. A viagem no tempo do Colar de São Cajó

A ideia de contar a história do Colar de São Cajó é boa, mas achámos que se perde demasiado tempo em saltos históricos quando se podia ter dado mais tempo aos núcleos secundários, como o da Madragoa, ou o da revista "Blaze". Demoramos demasiado tempo até perceber qual é, afinal, a maldição do colar, que nem é assim tão importante para a história.

Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó
Os ourives de Cister créditos: @a_bento

2. A história de Madalena e o abandono das trigémeas

Gabriela Barros voltar a dar vida às trigémeas Matilde, Filipa e Salomé e, mesmo num estado avançado de gravidez, não deixa de dar o corpo ao manifesto (literalmente), desdobrando em cenas de comicidade física imperdíveis.

Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó
Gabriela Barros dá vida às trigémeas Matilde, Filipa e Salomé

Ficamos a saber como começa a relação de amor / ódio de Madalena e Lourenço (Diogo Amaral), percebemos como é que Filipa vai parar à "Blaze", mas fica muito por contar sobre a história das trigémeas. E ficamos com vontade de saber mais porque Madalena (Sofia Sá da Bandeira) está sempre a chamar a atenção para o facto de "nunca ter tido gémeas". Será dica para a sequela?

Veja aqui o trailer de "Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó"