Quando a última edição de "Uma Canção Para Ti" foi emitida, em 2011, a maior parte dos concorrentes que, esta segunda-feira, 13 de junho, se estreou em direto na TVI ainda não tinha nascido. O mundo mudou nestes 11 anos, as redes sociais ganharam uma importância que, na altura não tinham, mas o fascínio pela televisão, pelo estrelato mantém-se. É coisa boa? É coisa má? É o que é.

Vimos a estreia da nova temporada de "Uma Canção Para Ti" mas, primeiro, temos de esclarecer dois pontos:

  1. Não somos fãs de concursos televisivos com crianças, sejam eles de que temática forem. Competição entre menores, sobretudo numa era de exposição total nas redes sociais, é algo que deveria ser reavaliado e debatido. No entanto, "Uma Canção Para Ti" é um programa de entretenimento. As pessoas gostam, as audiências refletem esse gosto, as crianças estão ali supervisionadas por encarregados de educação;
  2. Para nós, todas as crianças são fofas e cantam bem.

Percebemos que estamos velhos quando três ex-concorrentes de edições anteriores (Guilherme Azevedo, Beatriz Gosta e Pedro Ferreira) sobem a palco e já são adultos. O regresso do talent show da TVI arrancou da melhor maneira, com a interpretação em conjunto de "Quero é Viver", que juntou em palco os ex-concorrentes com os primeiros 12 novos pequenos cantores (o programa da TVI está dividido em três rondas, cada uma com 12 concorrentes).

uma canção para ti estreia
Guilherme Azevedo, Pedro Ferreira e Beatriz Costa créditos: TVI

Foi emocionante e, admitimos, sentimos um quentinho no coração ao vermos o maestro Mário Rui de volta ao entretenimento televisivo. O bom deste programa, mesmo que não se goste de talent shows, é a banda ao vivo, com alguns dos músicos mais talentosos do País e, claro, canções cantadas em português.

O maestro Mário Rui
O maestro Mário Rui créditos: TVI

Queremos falar do regresso da dupla Maria Cerqueira Gomes e Manuel Luís Goucha (Manecas, para os amigos) à TV? Queremos. Sabem aqueles cozinhados que demoram tempo a apurar (muito tempo) mas que quando ficam finalmente prontos sabem divinalmente e não há panela de pressão que substitua o tempo de cozedura em fogo lento? É mais ou menos como esta dupla.

"Uma Canção Para Ti" estreia a 13 de junho. Há 2 repetentes e 3 novatos
"Uma Canção Para Ti" estreia a 13 de junho. Há 2 repetentes e 3 novatos
Ver artigo

Maria Cerqueira Gomes está como peixe na água neste formato e puxa o lado mais divertido e folgazão de Goucha. A milhas de distância da tensão que existia entre os dois no extinto "Você na TV!" pós-Cristina Ferreira. Fase que, convenhamos, colocou uma pressão impossível sobre ambos.

Manuel Luis goucha e maria cerqueira gomes
créditos: TVI

As atuações, as selfies e a nova estrela da TVI, o Primo Vítor

Catarina Alfaro é um pinipon fofo que só dá vontade de apertar. "Qual foi a parte mais difícil da música?", pergunta Rui Massena, presidente do júri. "Não achei difícil", responde Catarina. 'Bai buscar, ó Rui'.

Catarina Alfaro uma canção para ti
Catarina Alfaro créditos: TVI

Depois da atuação do Martim Silva de Fernão Ferro (Seixal), todo ele futura estrela do TikTok, Goucha leva o telemóvel para o palco para as imprescindíveis selfies. "Queres tirar uma selfie com a Rita Pereira?". "Pode ser", diz Martim, meio blasé. Ouch.

uma canção para ti
créditos: TVI

De seguida vem a Joana Almeida e é mais eloquente a falar com apenas 13 anos do que eu aos 39. Ainda nem uma hora passou e já sabemos quem é a potencial vencedora desta edição de "Uma Canção Para Ti". É a Joana, que cantou "Onde vais?", dueto de Carminho e Bárbara Bandeira. E, por falar em Bárbara Bandeira, nada como uma alfinetada de Goucha ao ex-namorado da cantora, Kasha que, por acaso, também é jurado do programa.

Kasha é um dos jurados do programa
Kasha é um dos jurados do programa créditos: TVI

Podia ter sido estranho se não fosse Kasha, aquele tipo de pessoa que, se estivesse perante o terramoto de 1755, diria à turba em histeria: "Calma, pessoal, vai tudo ficar bem". O Twitter informa-nos que Joana foi a vencedora do "All Together Now Kids" e é só a primeira de várias caras conhecidas, repetentes de outros talent shows infantis.

E eis que, sem que ninguém estivesse à espera, surge, no meio da plateia de familiares e amigos, entusiastas apoiantes dos concorrentes, a verdadeira estrela desta "Uma Canção Para Ti". Quem é, de onde vem? Quais são os seus sonhos e aspirações? Já lá vamos.

Tony Carreira, jurado convidado do programa de estreia, sobe a palco com quatro concorrentes para cantar o incontornável "Sonhos de Menino".

uma canção para ti estreia
créditos: TVI

Já estamos fãs do miúdo ruivo, mesmo sem sabermos quem é ainda e estamos, tal como Tony ficou, espantados com o profissionalismo destas mini-cantoras, que decidiram por iniciativa própria desatar a fazer harmonias como se estivessem a fazer os coros de um concerto da Tina Turner.

Catarina Martins é de Portimão e diz que é uma princesa. Não é. É a Mirabel do filme da Disney "Encanto" e também nos apetece levá-la para casa de tão fofa que é.

uma canção para ti catarina martins

O Tomás Filipe consegue resolver o cubo mágico em 54 segundos. Eu, em 39 anos, nem a meio cheguei. E por falar em coisas simples que se tornam complicadas sem necessidade nenhuma, qual era mesmo a necessidade de criar todo um circo em torno do facto de o Tomás ter pais separados, de estes estarem juntos no programa, com os respetivos cônjuges e, aparentemente, toda a gente se dar bem? Isto é "Uma Canção Para Ti", não é a "Casa dos Segredos".

Rui Massena já é, de longe, o nosso jurado favorito. E nem é pelo cabelo com aquele estilo de quem enfiou o dedo na tomada mas está numa boa (#wokeuplikethis) nem sequer pelas meias maravilhosas que queremos muito saber de onde são. É pela irresistível vontade de ser pedagógico e corrigir, de forma ternurenta, os momentos menos bem conseguidos das atuações. #massena4ever.

Rui Massena
Rui Massena créditos: TVI

A Joana Pacheco tem as sobrancelhas com que sempre sonhámos. Fazemos aqui uma pausa para um elogio sincero à equipa de guarda-roupa e maquilhagem do programa da TVI, que faz um excelente trabalho a vestir crianças como crianças, dando-lhes um toque de festa com maquilhagem muito subtil, adequada à idade.

Joana pacheco uma canção para ti
créditos: TVI

Rita Pereira, que nesta estreia nos ofereceu doses homeopáticas de comentários (estava estranhamente contida) diz a uma criança de 10 anos "aposto que és tiktoker". Que é quase como dizer a um adulto de 40: "aposto que tens Facebook".

Os jurados de
Os jurados de "Uma Canção Para Ti", Rui Massena, Rita Pereira e Kasha créditos: TVI

A Rita Torres vem de Braga e é com ela que está desfeito o mistério sobre a identidade do homem que incendiou o Twitter. Chama-se Vítor, vive em Sintra e é primo da Rita (e, percebemos mais tarde, da Inês também). Daqui em diante, Primo Vítor, quiçá futuro marido de Maria Cerqueira Gomes, quiçá futura estrela do "Somos Portugal".

Depois daquele que pareceu o intervalo mais longo do mundo, eis o momento "Casa dos Segredos", em que nos é revelado que Inês e Rita são irmãs. Na VT (que tem como música de fundo o genérico do programa de Júlia Pinheiro... ou foi um engano ou foi um easter egg, nunca saberemos) Inês diz que a sua especialidade é "peixe assado no forno". E di-lo em frente a um aquário com peixes. Ok.

Inês torres uma canção para ti

Noah Lisboa, mais um repetente, desta feita do "The Voice Kids". O Noah é daquelas crianças que nasceu para ser estrela, sabe disso e não se importa de o demonstrar ao mundo. Canta lindamente e até faz agradecimentos, em modo Mister Universo, a toda a gente e mais um par de botas, inclusive "à minha amiga Maria", que é Maria Cerqueira Gomes.

E quando achávamos que não tínhamos coração para mais explosões de ternura, eis que Syro supera tudo, ajudando o pequeno Tomás, que se esqueceu da letra da música. #syrofofo #syroéslindo #amamossyro

Santiago Costa, ou melhor, Cenourinha, é mais um repetente do "All Together Now Kids". Quer ser cantor, ator e apresentador e nós queremos que o Santiago seja o primeiro cenourinha da tv portuguesa. #diversidade

Santiago Costa uma cançao para ti
Santiago Costa créditos: TVI

A Matilde Salvador conseguiu pôr o matulão do irmão, que tem 16 anos, a chorar. Nós não estamos a chorar! Quem é que está chorar? Ninguém. Diogo Abreu, mais um repetente de "All Together Now", é o último a subir a palco e nós já estamos mais para cá do que para lá de sono.

Se há coisa que não muda, nestes anos todos, é a carinha de sono dos mais pequenos quando se chega à parte final das galas. E que tal começarmos a pensar em iniciar estes diretos mais cedo? Não? Não vai acontecer mas... fica a dica.

uma canção para ti estreia
créditos: TVI

"Tu és mais rica, que és a beta do Porto", diz Goucha para Maria, completamente endiabrado, apesar de já ter passado da meia-noite. E eis que, percebendo o êxito que o Primo Vítor estava a gerar nas redes sociais, o apresentador faz render o peixe, e vai de se meter plateia fora para falar com o familiar das concorrentes Rita e Inês Torres.

"Estamos todos à Noah", diz Maria Cerqueira Gomes, dando uma de Ana Galvão. "Ó Rui, apaga a televisão", diz Goucha, depois de elogiar as pernas do pai de um concorrente. "Maria, casa comigo!", grita o Primo Vítor. É um quarto para uma da manhã mas isto já parece um arraial de Santo António. "Ele mais meia hora e toma conta do programa", diz Tony Carreira. Pode crer, Tony, pode crer. A coisa já vai tão avançada que até há planos de casamento, com atuação de Tony Carreira incluída. Estamos ansiosos pela segunda gala, admitimos. 

uma canção para ti

Depois de mais uma atuação, desta vez com Beatriz Costa, eis o momento que Manuel Luís Goucha dispensava, e nós também: ver crianças a chorar. Matilde é a mais votada, e chora. Rita foi salva e chora. Martim, Tomás e Joana foram eliminados. Tomás chora e os eliminados são todos abraçados pelos colegas. Sabemos que a vida é mesmo assim, e que é preciso saber lidar com a rejeição, blá blá blá. Mas não gostamos.

A quinta edição de "Uma Canção Para Ti" é apresentada por Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes e conta com Rita Pereira, Rui Massena e Kasha como jurados fixos. O programa será dividido em três fases, cada uma com 12 concorrentes. Os apurados irão disputar as semifinais e, depois, a grande final, que deverá ser emitida a 4 de setembro.

Veja as fotos da estreia de "Uma Canção Para Ti"

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.