Em dia de gravações, o elenco falou com a imprensa para contar algumas novidades sobre o reboot dos “Morangos com Açúcar”, que deverá chegar à TVI e à Prime Video no outono deste ano. Umas coisas mudam, outras nem por isso. Sobre a primeira temporada, fique a conhecer o triângulo amoroso que vai protagonizar a história, as personagens que vêm desafiar estereótipos e muito mais.
Eis as 6 curiosidades sobre a nova temporada da série juvenil.
1. Praticam padel e surf e “cantam todos um bocadinho”
Vale a pena recordar que na primeira edição, os “Morangos com Açúcar” tiveram um desporto principal em cada temporada. Passaram pelo motocross, andebol, voleibol, dança parkour, futebol, entre outros.
Neste reboot, Vicente Gil, que interpreta o Miguel (protagonista), adianta que a sua personagem pratica surf e que “quer leva o surf como profissão”, mas que esse é um dos fatores de tensão na sua relação com o pai (interpretado por Pedro Teixeira), em parte porque foi a razão de ter reprovado de ano. Sobre a prática do desporto em si, confessa que aprendeu a gostar. “Achei que ia odiar, mas adorei. Agora percebo a panca”, afirma.
Já numa imagem no Instagram, partilhada entre Margarida Corceiro e Madalena Aragão, é possível ver que outro desporto praticado na série juvenil será o padel.
Beatriz Frazão adiantou ainda que no elenco “cantam todos um bocadinho” e que os atores inclusive treinam em casa antes das gravações. Tomás Taborda explicou que a sua personagem se autodenomina Harry e que é provável que seja em homenagem ao cantor Harry Styles, o que também pode ser uma pista a indicar que o ator vai meter a sua experiência e aulas de canto em prática.
2. Os interesses amorosos já confirmados
Margarida Corceiro (Gabi), Vicente Gil (Miguel) e Madalena Aragão (Olivia) vão formar um triângulo amoroso. Margarida explicou à imprensa que a Gabriela terá namorado com o Miguel no ano letivo passado. Sobre ser disputado pela personagem de Margarida, o ator afirma que se têm “dado muito bem” e que “a relação funciona bem na câmara”.
Harry, por Tomás Taborda, e Kika, por Beatriz Frazão, formam um casal com personalidades coloridas, tal como as suas roupas, e “bem resolvidas”, concordam os dois atores.
Gonçalo Braga já confirmou que a sua personagem, Bruno, beijou alguém do elenco. Sobre isso ressalva que “é importante falar sobre o que se sentem confortáveis a fazer ou não". "Há colegas que não se importam com língua, por exemplo, que torna a cena mais real”.
3. A série mantém alguns estereótipos e desmistifica outros
Há ideias que permanecem dos antigos “Morangos com Açúcar”, como a má da fita ser uma diva ou o contraste entre classes sociais (a protagonista e o irmão entram no colégio com bolsa, por exemplo), mas também há aspetos novos na série e o elenco dá a conhecer alguns destes.
“Acho que, no fundo, vamos ter sempre alguém que se vai identificar connosco. Eu própria sentia isso com a escola de artes, a Dom Sebastião. Eu revia-me naquelas personagens”, disse Mafalda Peres, que dá vida a Pipa. A atriz continua para explicar que, neste reboot, vão ser abordados temas como bullying, bodyshaming, identidades sexuais, entre outros. “Já há muitas coisas novas que fazem sentido ser faladas em 2023”, refere, em comparação à série original, dizendo ainda. “Eu acho que vai surpreender muito os telespectadores. Ninguém vai estar à espera”.
“As realidades que estão a ser mostradas nesta série são necessárias, e mesmo por isso é que acho que vão haver todo o tipo de reações.”
Tomás Taborda (Harry) dá a conhecer a sua ótica sobre as vantagens da irreverência da sua personagem. “As realidades que estão a ser mostradas nesta série são necessárias, e mesmo por isso é que acho que vão haver todo o tipo de reações”, afirma. “As pessoas depois é que avaliam como é que recebem estas personagens, mas são necessárias na nossa geração, porque é a nossa realidade. Não são só personagens, são pessoas que existem”, diz Tomás. “É muito importante para mim, enquanto Tomás, estar a representar o Harry, que eu espero que seja uma referência para os jovens”, conclui o ator.
Bruno, interpretado por Gonçalo Braga, é irmão da Olivia e já se sabe que vai estar envolvido com drogas e que vem de uma família que passa dificuldades económicas. Devido à morte do pai das personagens, o ator indica que “Bruno pode ter um impacto importante nos miúdos que passam pelo mesmo problema”.
Cláudio de Castro, que faz de Fred, aproveita para referir que “é uma responsabilidade acrescida [retratar estes assuntos] para uma geração que está atenta e defende as questões de forma garrida” e que o elenco deve “estar com a mesma vontade a abordar essas questões com seriedade”. Rui Pedro Silva (Santiago) afirma que esta “não é uma novelazinha. Muitas pessoas questionam a qualidade do projeto, mas isto não vai ser como nada. Traz muitas das memórias dos Morangos originais, mas é um projeto com muita qualidade”.
4. Juntos na vida real, Beatriz Frazão e Simão Fumega preferiam “separar as coisas”
Os atores já participaram juntos na novela da SIC “Por Ti” e estão numa relação amorosa desde então. Sobre ter a presença da namorada nos “Morangos com Açúcar”, Simão desabafa. "Não ajuda muito. Nós não gostamos de trabalhar juntos". Apesar de não serem um par romântico, Beatriz Frazão admite que não apreciam a junção porque preferem “separar as coisas”. “Quando chegamos ao trabalho, não falamos, e depois resolvemos tudo no fim do dia", admite a atriz, entre risos.
5. Como lidar com a exposição na rua e nas redes sociais
“É muito fácil escrevermos algo atrás de um ecrã. Depende é como nós recebemos isso. Vão haver dias em que essas coisas não me afetam, e outros em que vou mais abaixo, como é normal”, diz Tomás Taborda (Harry), quando questionado sobre a exposição que vai ganhar com a participação na série juvenil. “Da mesma maneira que as pessoas conseguem dizer coisas más com o telemóvel, eu posso usar o meu para ligar aos meus pais”, argumenta o ator, em jeito de brincadeira.
Já Rita Guerner receia não estar pronta para a exposição mediática que vão receber. A atriz confessa ainda ter pedido conselhos a Margarida Corceiro sobre como lidar com a fama.
Rui Pedro Silva (Santiago) reconhece até que na escola já vê os olhares e reações histéricas dos jovens que passam pelas gravações. Enquanto isso, Vicente Gil (Miguel) diz que nunca desejou fama. “Não é uma coisa que me interesse, mas tenho uma relação confortável com o assunto porque sei que faz parte da área. Espero ser sempre o mais correto”, conclui.
6. Parte do elenco deslocou-se para vingar na representação
Vários membros do elenco dos novos “Morangos” são de outra cidades e muitos admitem ter saudades da família. Vicente Gil (Miguel) é do Porto e afirma que “o nosso país é demasiado centralista”.
Tomás Taborda considera-se “muito desenrascado" na vida doméstica. Contudo, “esta é uma área em que não surgem muitas oportunidades, e as que surgem não estão acessíveis a todos. Então poder estar aqui, para os meus pais, é muito gratificante e eles ficaram muito felizes”, confessa o ator, que se deslocou de Coimbra para a capital.
Cíntia, que interpreta Luana, é de Olhão. Veio para Lisboa “não só pelo gosto em representar”, mas também porque queria experienciar a vida na zona metropolitana. Admite até que ficou na fila desde as 6h30 da manhã para conseguir a audição para a série da qual agora faz parte.
Rita Guerner, residente do Porto, partilha de uma experiência semelhante. A atriz chegou às duas da manhã e foi o número 314 na fila para o casting. Tudo isto pela “paixão pela representação, para ver se tinha sorte e pelo interesse na história dos Morangos”, confirma, embora reconheça que tem “muitas saudades de casa”. Também Gonçalo Braga vem do norte do país, de Braga, e diz que adora viver em Cascais.
Curiosidade extra!
Embora o limite de idade para as audições tenha sido limitado até aos 22 anos, houve quem conseguisse dar a volta. Mafalda Peres, que interpreta Pipa (a amiga da antagonista), contou à imprensa que tinha 22 anos quando fez o casting, mas estava prestes a fazer os 23 daí a exatamente um mês. Ou seja, se as audições acontecessem em março, a atriz já não conseguiria fazer parte dos “Morangos com Açúcar”.