Anualmente, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) atribui prémios a personalidades que se distinguiram em diversas áreas criativas e artísticas. Este sábado, 10 de outubro, foram revelados os nomes distinguidos para os Prémios Autores-SPA 2020, entre os quais está a atriz Bárbara Branco, que vence o prémio de Melhor Atriz de Teatro pela peça "Lulu" e Sérgio Praia, vencedor do prémio Melhor Ator de Cinema por "Variações".

O filme sobre o músico português António Variações arrecadou apenas há três semanas, a 18 de setembro, mais sete distinções nos Prémios Sophia: Melhor Ator (Sérgio Praia), Melhor Ator Secundário (Filipe Duarte), Melhor Som, Melhor Banda Sonora (Armando Teixeira), Melhor Canção Original ('Quero Dar nas Vistas'), Melhor Maquilhagem e Melhor Guarda-Roupa.

Trabalhou nas obras, passou fome e roubou 40 contos ao pai. A extraordinária vida de Sérgio Praia, o ator de "Variações"
Trabalhou nas obras, passou fome e roubou 40 contos ao pai. A extraordinária vida de Sérgio Praia, o ator de "Variações"
Ver artigo

Quanto a "Lulu", estreou-se no ano passado no palco do Teatro Mirita Casimiro, em Cascais, e Bárbara Branco deu corpo a uma mulher destruidora de lares. "É a protagonista absoluta de uma peça que aborda temas muito fortes, de forma muito bruta e crua, e cabe-me a mim conduzir o enredo e ser o centro da engrenagem", disse Bárbara ao "Jornal de Notícias" na altura em que a peça ainda estava em cena (esteve até 15 de dezembro de 2019).

Além destes dois atores portugueses, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) deu ainda destaque a trabalhos na área da televisão, como é o caso do prémio Melhor Programa de Informação para “Plástico nosso de cada dia" — uma reportagem da SIC da autoria da jornalista Carla Castelo — Melhor Programa de Rádio para "Uma questão de ADN", na TSF, de Teresa Dias Mendes, e ainda Melhor Tema de Música Popular para "Guitarras" de Miramar.

Os prémios deveriam ter sido entregues na gala que decorre anualmente no final de março, mas devido à pandemia ficaram em suspenso até ao momento. Contudo, numa nota na página oficial, a entidade reconhece, embora mais tarde este ano, que "a entrega regular dos prémios culturais representa um ato fundamental na vida criativa deste país".

Conheça a lista completa dos vencedores aqui.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.