Não há nada melhor para os fãs de comédia e de teatro do que passar o final de um dia numa sala a ver uma peça que o fará chorar a rir. Baseada no clássico brasileiro de sucesso “Caixa Dois”, escrito pelo famoso Juca de Oliveira, está prestes a chegar a Portugal uma adaptação desta comédia com nomes tão conhecidos como José Raposo e Rui Unas, que promete muita animação e gargalhadas.

Um destes 5 filmes poderá ser nomeado para um Óscar. Veja a seleção da Academia Portuguesa de Cinema
Um destes 5 filmes poderá ser nomeado para um Óscar. Veja a seleção da Academia Portuguesa de Cinema
Ver artigo

“Cheque-Mate” é o nome da peça que vai estar em exibição de 21 de setembro a 2 de março de 2025 em Lisboa, assim como na cidade do Porto a partir do dia 6. Aqui, a notícia de que um gerente bancário, Rogério, poderá ser despedido cai como uma bomba no meio da família, especialmente para Hélia, a sua mulher e funcionária pública, e para André, o filho, que estuda engenharia e dá explicações.

Isto vai dar azo a que, numa quinta-feira banal, a vida de um poderoso banqueiro e do gerente se cruze graças a um cheque de 5 milhões de euros, que vai dar o pontapé de início para uma comédia que promete ser hilariante. Mas como? Só vendo a peça é que descobrirá.

Do elenco fazem parte artistas como José Raposo, Carla Andrino, Rui Unas, Sara Barradas e Ivo Lucas, sendo que há um nome especial no meio destes: Marcos Caruso, considerado por muitos um dos maiores atores da cena brasileira no momento. Ator, autor e realizador brasileiro, Marcos Caruso também esteve por trás de “Trair e Coçar é só Começar”, um outro sucesso da comédia brasileira que foi adaptado em Portugal, com também José Raposo e Rui Unas no elenco principal. Agora, vai estar presente em palco com os atores portugueses. 

“Cheque-Mate” é uma adaptação da peça de Juca de Oliveira “Caixa Dois”, que subiu ao palco pela primeira vez em 2007. Neste teatro brasileiro, um banqueiro pensa em roubar a sua empresa transferindo dinheiro para a sua conta através da secretária, mas acontece que o dinheiro acaba por ir para a conta do gerente do banco, um homem honesto e simples que tem uma reputação imaculada. Assim, se a adaptação portuguesa vai ser fiel ou não ao texto de Juca de Oliveira isso não sabemos, mas é certo que pretende fazer todos os presentes rir até lhes doer a barriga. 

Os bilhetes para este espetáculo já se encontram disponíveis em pré-venda no site oficial da Ticketline, e têm um custo de 12€. Esta pré-venda exclusiva acaba às 09h59 de sábado, 24 de agosto, uma vez que às 10 horas já estão disponíveis para todo o público. Em Lisboa, “Cheque-Mate” vai estar em exibição no Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa, e no Porto, a partir do dia 6 de março de 2025, no Teatro Sá da Bandeira.