Após a derrota de Portugal por 2-4 este sábado, 19 de junho, contra a Alemanha no Euro 2020, o País está, mais uma vez, de calculadora na mão e a tentar perceber quais são as hipóteses de a seleção nacional passar a fase de grupos. Depois de vencer à Hungria, uma vitória contra a Alemanha significaria o apuramento imediato (uma vez que a Alemanha perdeu contra a França e esta empatou contra a Hungria).

Portugal perdeu contra a Alemanha. Ou como uma omelete não passou por ovos mexidos
Portugal perdeu contra a Alemanha. Ou como uma omelete não passou por ovos mexidos
Ver artigo

Apesar de alguma complexidade nas contas, Portugal não é dos que está pior. Nesta fase há, pelo menos, uma certeza: se a equipa dirigida por Fernando Santos vencer na quarta-feira, 23, à França, garante automaticamente um lugar nos oitavos de final — só não se sabe se como primeiro ou segundo classificado, já que depende do resultado do jogo entre a Alemanha e a Hungria, marcado para o mesmo dia e para a mesma hora, às 20 horas.

Caso Portugal empate com a França, também é possível seguir em frente no Euro, mas esse cenário já exige (mais) algumas contas. À data da publicação deste artigo, no rescaldo da derrota com Alemanha, estes são os três cenários em cima da mesa para a seleção nacional.

  • O mais fácil e desejável: Portugal ganha à França, somando seis pontos no grupo e apurando-se em primeiro ou em segundo lugar. Este é o cenário com menos dores de cabeça (e menos contas);
  • O empate frente à França e o regresso à calculadora: caso Portugal empate contra a França, a seleção nacional soma apenas quatro pontos. Esse ponto único pode bastar para que Portugal se apure em segundo lugar ou, como aconteceu em 2016, como um dos melhores terceiros. Quando Portugal entrar em jogo contra a França, saberá se lhe chega o empate ou não;
  • O cenário "aguenta, coração": se a França se vingar do que aconteceu no Euro 2016 e vencer a partida, as contas ficam ainda mais complicadas para Portugal — mas a seleção poderá, ainda assim, seguir para os oitavos de final. Para isso, a Hungria não pode vencer a Alemanha, e Portugal terá de se distinguir com um dos quatro melhores terceiros classificados (neste cenário, Portugal tem três pontos; caso existam mais equipas com o mesmo número de pontos, o desempate chega através de critérios como a diferença de golos).

Resumindo? Vai ser sofrer até ao fim. O jogo contra a França está marcado para quarta-feira, 23, às 20 horas. A transmissão televisiva vai ser assegurada pela Sport TV e pela RTP.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.