Nas últimas semanas as ruas ficaram vazias, mas apenas de pessoas. Os murais de várias cidades de todo o mundo encheram-se de graffitis com referências à doença que já infetou 1 498 833 pessoas. E as mensagens são variadas: uns apelam a que fiquemos em casa e outros ilustram os tempos difíceis que a sociedade e, em especial, os profissionais de saúde enfrentam.
Quanto aos graffitis em si, há um pouco de tudo: a emblemática pintura de Mona Lisa desta vez de máscara, a série de desenho animado "Spongebob" em modo COVID-19 e ainda o Tio Sam, um dos símbolos dos EUA mais famosos no mundo, a ordenar que as pessoas fiquem em casa.
Em comum, todas estas obras de arte têm um aspeto que já não é novidade para quem é mestre nos graffitis: foram pintadas com máscaras a tapar a cara, como sempre fizeram os artistas, ainda que esse material de proteção tenho agora ganhado um significado diferente e que assim vai permanecer durante um longo período de tempo.
No futuro, não vamos apenas recordar os dias em que saímos à rua de álcool gel na mala e máscara — cujo uso é ainda controverso — na cara, mas também de tudo o que vivemos porque estes murais não nos vão deixar esquecer. Enquanto não puder viajar, ou sequer sair à rua para os ver ao vivo, mostramos-lhe 69 graffitis, escolhidos pelo site "Bored Panda", espalhados desde a Alemanha até à Malásia.