Com a morte do Papa Francisco, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 21 de abril, o Vaticano tem agora a responsabilidade de escolher um novo Papa, e este momento histórico volta a colocar o olhar de todo o mundo sobre os rituais do Conclave, a cerimónia onde é então nomeado o novo Santo Padre. No entanto, enquanto o fumo branco não sai pela chaminé (algo que só está previsto acontecer no final de maio), esta é a altura ideal para revisitar algumas das melhores produções sobre o Vaticano.

Ao longo dos anos, foram várias as séries e os filmes lançados sobre as possíveis vidas dos cardeais e do Papa dentro do Estado mais pequeno do mundo. Com filmes sobre como se faz a escolha do próximo chefe da Igreja Católica a séries sobre como os cardeais podem manipular a escolha, a verdade é que já há muita história relatada em produções, e algumas delas até baseadas em factos reais.

Algumas com mais dramatização e hipérboles à mistura e outras com histórias contadas pelos próprios moradores do Vaticano, a verdade é que todas elas prometem ajudar o espectador a compreender grande parte do que se passa lá dentro. Exemplos disso são "O Exorcista do Vaticano", que conta com os arquivos reais do Padre Gabriele Amorth, ou até "Os Dois Papas", onde vemos em ação o Papa Bento XVI e o Papa Francisco lado a lado. Mas espreite as produções.

"Anjos e Demónios"

Filme
Filme Filme "Anjos e Demónios" créditos: IMDb

Em "Anjos e Demónios", o professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) é chamado pelo Vaticano: a instituição precisa da sua ajuda para investigar o misterioso desaparecimento de quatro cardeais, os maiores candidatos a suceder ao Papa quando o conclave está prestes a começar.

No entanto, além de enfrentar a resistência da própria igreja em ajudá-lo nos detalhes de sua investigação, Langdon precisa ainda de decifrar as mais variadas charadas existentes numa verdadeira corrida contra o tempo, uma vez que a sociedade secreta por trás do crime tem planos para armar uma grande confusão: explodir o Vaticano.

"Conclave"

Filme
Filme Filme "Conclave" créditos: IMDb

Lançado em 2024 e vencedor de um Óscar, é em "Conclave" que acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa, algo que acontece depois de o Papa eleito morrer ou abdicar. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar a reunião, depois de o Sumo Pontífice assim o escolher antes de morrer, e é ele que tem de reunir todos os mais poderosos da Igreja Católica nos corredores do Vaticano. No entanto, Lawrence acaba no centro de uma conspiração, e descobre um segredo do falecido Papa que pode abalar os próprios alicerces da Igreja.

"The Young Pope"

Série
Série Série "The Young Pope" créditos: IMDb

Nesta série de 2016, um jovem cardeal de Nova Iorque, Lenny Belardo (interpretado por Jude Law), torna-se Papa da Igreja Católica quando os principais candidatos do conclave não conseguem ganhar a eleição. Instalado como candidato de compromisso, Belardo ganha o nome de Pio XIII, e começa imediatamente a desafiar as tradições e práticas estabelecidas do Vaticano.

Jovem e charmoso, a sua eleição pode parecer o resultado de uma simples estratégia, mas as aparências enganam no misterioso Vaticano. Num dos seus primeiros atos, por exemplo, o Sumo Pontífice decreta que as pessoas comuns não são dignas de contemplar o seu rosto, e aparece envolto em trevas à frente de uma multidão.

"The New Pope"

Série
Série Série "The New Pope" créditos: IMDb

"The New Pope" é a continuação da série de "The Young Pope", tendo sido lançada quatro anos depois. Aqui, a produção começa com o Papa Pio XIII em coma, venerado como um santo por um culto de seguidores. Com receios de que a sua santidade possa desencadear algo perigoso, o Secretário do Vaticano manipula o conclave papal para eleger um candidato maleável, o Cardeal Viglietti, que se torna o Papa Francisco II. No entanto, a sua morte súbita deixa a igreja em alvoroço, e os cardeais procuram um substituto mais seguro. É aqui que entra John Brannox, mais tarde conhecido como João Paulo III.

"Habemus Papa"

Filme
Filme Filme "Habemus Papa" créditos: IMDb

Em "Habemus Papa", depois da morte do Sumo Pontífice, os cardeais de todo o mundo reúnem-se para, numa conclave papal, eleger o seu sucessor, interpretado por Michel Piccoli. Enquanto isso, na Praça de São Pedro, milhares de pessoas aguardam a primeira aparição do novo Papa, mas esmagado com o peso da responsabilidade, o chefe da Igreja Católica entra em pânico, recusando-se a aparecer. Depois de tudo tentarem, os seus conselheiros decidem chamar um dos mais reconhecidos psicanalista do país (Nanni Moretti) para o ajudar a ultrapassar a crise.

"Os Dois Papas"

Filme
Filme Filme "Os Dois Papas" créditos: IMDb

Neste filme, o cardeal argentino Jorge Bergoglio (interpretado por Jonathan Pryce), futuramente conhecido como Papa Francisco, está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI (Anthony Hopkins) tem conduzido a Igreja. No entanto, o cardeal é surpreendido com o convite do próprio Papa para visitá-lo e, ao chegar, os dois iniciam uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo como também as peculiaridades da personalidade de cada um. Assim, o filme mostra diversos encontros entre os dois Papas, alguns deles baseados em factos reais.

"O Exorcista do Vaticano"

Filme
Filme Filme "O Exorcista do Vaticano" créditos: IMDb

Inspirado nos arquivos reais do padre Gabriele Amorth, Chefe Exorcista do Vaticano que morreu em 2016, o filme acompanha Amorth (interpretado por Russell Crowe) enquanto este investiga a terrível possessão demoníaca de um menino. No entanto, ao tentar perceber a gravidade da situação, o Chefe Exorcista vai acabar por descobrir uma conspiração com muitos séculos, que o Vaticano tentou desesperadamente proteger e manter no esquecimento.