Para melhor ser apreciada, "Derry Girls", disponível na Netflix, precisa que se conheça um pouco do contexto que envolve a narrativa. Acontece numa Irlanda do Norte assolada por sucessivos ataques à bomba orquestrados por vários grupos paramilitares em jeito de protesto contra a permanência do país no Reino Unido.
O contexto é, portanto, muito tenso. Mas "Derry Girls" consegue surpreende ao fugir a essa aura mais pesada sem que, no processo, ignore o contexto histórico, político e social que marca a vida daquelas protagonistas — um conjunto de miúdos de uma escola que, muito rapidamente, são obrigados a adaptar-se àquela nova realidade.
E é aqui que a comédia surge, ela própria, como alívio a uma situação bélica e de caos. Neste universo, cuidadosamente criado por Lisa McGee, os bombardeamentos e os ataques de ódio só revelam ser um incómodo para as protagonistas da série porque, mais do que qualquer outra coisa, as impedem de sair de casa para estar com os amigos, para ir a um concerto ou para marcar presença numa sessão no solário marcada há várias semanas.
Há um exercício consciente de relativizar, na vida daquelas personagens, o drama que se vive fora de portas, mas que, apesar disso, marca as suas personalidades, a sua forma de pensar e até as suas transgressões em contexto escolar e que proporcionam momentos divertidos e pouco politicamente corretos. Mas que são, por isso mesmo, hilariantes.
"Derry Girls" conta com duas temporadas e ainda que continue a passar despercebida em Portugal, não demorou muito para que, na Irlanda, se tornasse num fenómeno de audiências.
Em 2019, por exemplo, o sucesso da série foi tal que foram vários os fãs que se juntaram para, em jeito de celebração da recuperação de um dos momentos históricos que marcou a Irlanda do Norte, criar um mural com os rostos das protagonistas.
A primeira e a segunda temporada da série são compostas por seis episódios cada de cerca de 30 minutos. A terceira deveria ter sido lançada em 2020, mas foi adiada devido aos efeitos da pandemia. No elenco estão nomes como Saoirse-Monica Jackson, Louisa Harland, Nicola Coughlan, Jamie-Lee O'Donnell e Dylan Llewellyn.