"O primeiro [avião] parecia um acidente, o segundo confirmou um ataque deliberado, mas o terceiro [que atingiu o Pentágono] sinalizou que estávamos em guerra." As palavras são de George W. Bush, aquele que, em 2001, altura em que dois aviões colidiram contra o World Trade Center, era o presidente dos EUA. Nunca até então o país tinha sido atacado de tal forma e depressa Bush se autodeclarou um presidente em guerra.

Em "9/11: Inside the President's War Room", o documentário que em Portugal está disponível apenas na Apple TV+, é possível ouvi-lo recordar o momento dos ataques, mas também a forma como, durante várias horas, esteve retido no ar a bordo do Air Force One — sem acesso a informação imediata e sem perceber, de forma clara, se os atentados decorriam ou se já tinham terminado.

Com o 11 de setembro, a informação passou a falar de terrorismo. Na ficção, mudaram os maus da fita
Com o 11 de setembro, a informação passou a falar de terrorismo. Na ficção, mudaram os maus da fita
Ver artigo

Realizado por Adam Wishart, com quem a MAGG falou, a produção reune as principais figuras da sua administração para assinalar os 20 anos de um atentado que mudou para sempre o mundo e o Ocidente. Mas esta é só uma das produções que pode ver.

Na Disney+, por exemplo, encontra outra que mostra os relatos do primeiro departamento de bombeiros a prestar missão de auxílio no World Trade Center.

Mostramos-lhe cinco documentários impressionantes para ver este sábado, 11 de setembro, que se assinalam os 20 anos dos atentados perpetuados pela al-Qaeda.

"Ponto de Viragem" (Netflix)

Nesta série documental, composta por um total de cinco episódios, o foco está nos atentados terroristas que mudaram para sempre o mundo e o Ocidente.

Através de entrevistas inéditas e exclusivas, a série mostra como se viveu o ataque em Nova Iorque, pela voz daqueles que escaparam por pouco ao desabar das duas torres.

Além disso, é ainda dado espaço para perceber como é que se lidou com a tragédia nos bastidores da Casa Branca liderada por George W. Bush e a sua administração.

"9/11: Inside the President's War Room" (Apple TV+)

"9/11: Inside the President's War Room", o novo documentário disponível em Portugal através da Apple TV+, leva o espectador para o círculo íntimo de George W. Bush, na altura presidente dos Estados Unidos, e o da sua administração nas primeiras 12 horas após o ataque que mudaria para sempre o país e o mundo.

O documentário arranca com os ponteiros do relógio a marcar as 9 horas de 11 de setembro de 2001. Já o primeiro avião tinha colidido contra uma das torres do World Trade Center, em Nova Iorque, quando o segundo, sequestrado por terroristas da al-Qaeda, se seguiu.

Intercalando imagens captadas em 2001 com as entrevistas feitas 20 anos depois, o filme vai contando a história de como um presidente recém-chegado à Casa Branca se viu a braços com o que viria a definir a sua presidência.

"11 de setembro: O Avião Que Atingiu o Pentágono" (Disney+)

Assim que os dois aviões comerciais colidiram contra as Torres Gémeas do World Trade Center, George W. Bush, o presidente, e Dick Cheney, separaram-se. Bush esteve desaparecido durante horas (no ar, a bordo do Air Force One) enquanto Cheney assumiu os comandos em terra.

Em "11 de setembro: O Avião Que Atingiu o Pentágono" é contado, em grande detalhe, o que aconteceu por entre as paredes da Casa Branca quando os EUA — e o coração do Ocidente — estavam sob uma ameaça inimaginável e inesperada.

A produção contra com entrevistas, relatos e imagens inéditas que ajudam a compor a narrativa.

"9/11: Firehouse" (Disney+)

Um original da National Geographic, mas inteiramente disponível no catálogo da Disney+ em Portugal, "9/11: Firehouse" dá voz aos bombeiros envolvidos nas missões de resgate dos escombros do World Trade Center após os ataques.

Tem apenas 45 minutos de duração e acompanha os esforços do primeiro departamento de bombeiros que, por se situar junto ao World Trade Center, foi o primeiro a prestar missão de auxílio. Mas também foram os últimos a sair.

De olhos postos na câmara, contam exatamente o que viram. Mas, acima de tudo, o que sentiram. Mas nem sempre as palavras chegam para descrever o horror que testemunharam em primeira mão.

"The Women of 9/11" (Disney+)

Nesta produção documental, é dado destaque às mulheres que, de uma forma ou de outra, viveram os atentados de 11 de setembro na pele.

Desde as socorristas que resgataram sobreviventes do escombros a Genelle Guzman-McMillan, a última mulher resgatada com vida do World Trade Center, os relatos são vários e sempre emocionantes.

Ao longo de 1h24 minutos, a produção dá palco às dezenas de mulheres que, unidas, partilham características como a dor e o trauma, mas também a união e resiliência depois de um ataque incitado e motivado pelo ódio.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.