Desde 2021 que a Netflix nos habituou a ter uma lista com as séries e os filmes mais vistos da semana na página inicial, o tão conhecido “Top 10”, o que fez com que muitos descobrissem novas produções do seu agrado. Agora, depois do êxito que a ferramenta fez, a plataforma de streaming decidiu ir mais longe e lançou, esta quarta-feira, 13 de dezembro, um relatório de envolvimento, ”What We Watched: A Netflix Engagement Report”, onde estão inseridas as séries e os filmes mais vistos do ano, dividido em dois períodos de seis meses.
Ou seja, este primeiro relatório terá aquelas que foram as produções mais vistas de janeiro a junho de 2023, incluindo as horas visualizadas para cada título, a data de estreia do primeiro episódio e se está disponível a nível mundial. No total, este relatório abrange mais de 18 mil títulos (com atores e séries portuguesas à mistura) e quase 100 mil milhões de horas visualizadas.
No top 10 das produções mais vistas, apenas se encontram séries, o que pode justificar o bingewatching da quantidade de horas visualizadas. No entanto, a Netflix quis ressaltar o facto de não serem todas produções norte-americanas, sendo que o entusiasmo por histórias faladas em outras línguas gera 30% de todas as visualizações na plataforma. No top 10, essa percentagem está representada numa série coreana, “Em Busca da Glória”, que foi lançada no dia 30 de dezembro de 2022, e que se encontra no terceiro lugar do pódio.
“A Rainha do Sul: Temporada 3”, lançada também no dia 30 de dezembro de 2022, contabilizou mais de 429 milhões de visualizações, estando em sétimo lugar na tabela. Esta série, apesar de norte-americana, conta com um elenco diversificado, com uma atriz principal, Alice Braga, brasileira, e vários atores mexicanos e dominicanos, incluindo dois portugueses. “A Rainha do Sul”, originalmente lançada em 2016, conta a história de Teresa Mendoza (Alice Braga), nascida e criada no México, que aprendeu a enfrentar a vida sozinha e, quando o seu namorado traficante é assassinado, ela parte como refugiada para os EUA, assumindo, a determinada altura, a chefia de um poderoso cartel de drogas.
Os dois portugueses, já bastante conhecidos internacionalmente, estão divididos pelas temporadas, um nas duas primeiras e um na terceira (que é a que está inserida no top 10 dos primeiros seis meses de 2023). Pêpê Rapazote é quem está na terceira temporada, onde interpreta El Gordo, um criminoso cubano que tem fortes raízes em Miami, e que acaba por se tornar um inimigo da protagonista. Na altura, o ator partilhou no Instagram que este foi o trabalho mais exigente que já tinha feito, mas que era um projeto que ia deixar todos entusiasmados. “Talvez o projeto mais exigente em que participei. 8 meses de trabalho, muitas horas por dia, mas ficou uma supersérie que promete agarrar-nos à televisão”, escreveu.
Joaquim de Almeida também aparece nas primeiras duas temporadas, onde interpreta Don Epifanio Vargas. O ator, já bastante conhecido por fazer parte de várias produções internacionais, tais como “Velocidade Furiosa 5”, “Bones” ou “Warrior Nun” (onde a personagem principal é interpretada pela portuguesa Alba Batista), é um político mexicano corrupto e líder do cartel Vargas, sendo também uma figura paterna para o noivo de Teresa.
No entanto, estes não são os únicos portugueses no relatório. Apesar de ter apenas contabilizadas um mês de horas visualizadas, pois saiu em maio e o relatório só vai até junho, “Rabo de Peixe” é uma das séries presentes no novo relatório, estando em 581.º lugar de 18 mil. A primeira temporada, que tem como personagens principais José Condessa, Helena Caldeira, André Leitão e Rodrigo Tomás, fez tanto sucesso, nomeadamente em Portugal, que a segunda temporada já está em construção.
À frente da terceira temporada de “Rainha do Sul”, estão séries como a temporada quatro de “You”, “O Agente da Noite”, “Wednesday” e a segunda temporada de “Ginny e Georgia” (que se encontra no segundo lugar do pódio), sendo que a primeira temporada, estreada em 2021, também está no top 10, em nono lugar. Isto faz com que esta série seja a única que tem todas as temporadas no top 10 de séries e filmes mais vistos nos primeiros seis meses do ano, tendo a primeira temporada contabilizado mais de 300 milhões de visualizações, e a segunda mais de 660 milhões.