Ana Bee, Gabriela Fonseca, Inês Ribeiro, Isadora Lum, Isabel Arcanjo, Margarete Santos, Margarida Vale, Marta Machado, Marília Pereira, Paula Patuxa, Sandra Lucas e Sónia Leiriao. São estas as 12 mulheres que dão o seu testemunho da luta contra o cancro, numa exposição que tem como lema #juntasvencemosocancro.

Na exposição fotográfica "Cancro, a história que nos une", uma iniciativa do Fundo iMM – Laço, organismo que financia projetos de investigação na área do cancro da mama e do blogue "Dia de Mudança", da autoria de Gabriela Fonseca, as 12 doentes oncológicas foram fotografas pelo fotógrafo Daniel Vieira e revelaram quais os desejos para o ano de 2019.

Foi de Gabriela Fonseca, autora do blogue 'Dia de Mudança', que surgiu a ideia para a exposição

"Cancro, a história que nos une" está neste momento em exposição no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde vai permanecer até 22 de março, e também na Faculdade de Medicina de Lisboa até 6 de abril.

"A ideia surgiu no final de 2018 enquanto escrevia a minha lista de desejos para 2019. Nesse momento percebi que as resoluções do ano novo eram os valores presentes numa luta oncológica. Decidi, então, convidar 12 mulheres oncológicas a escolherem o seu desejo, bem como o valor ou a palavra que mais marcou a sua batalha", conta Gabriela Fonseca à MAGG. Depois disso, apresentou a ideia ao Fundo IMM —Laço e ao fotógrafo Daniel Vieira.

São 12 as mulheres que dão o seu testemunho da luta contra o cancro

Inspirar quem foi diagnosticado com a doença e todos os que vivem de perto com este e outros problemas de saúde são as finalidades da exposição. "Inspirar outras pessoas, dar esperança, desmistificar o cancro e, acima de tudo, estimular as pessoas a agarrem à vida." É este o principal objetivo da exposição avançado por Gabriela Fonseca.

Há uma nova esperança para doentes com cancro da mama triplo negativo
Há uma nova esperança para doentes com cancro da mama triplo negativo
Ver artigo

A exposição vai percorrer o País de norte a sul e já existem algumas datas fechadas: a 24 de março vai para o evento Moda na Cidade, na Figueira da Foz; a 6 de abril desloca-se para a Unidade Local de Saúde da Guarda; o IPO de Coimbra recebe a exposição no dia 8 de abril; a 8 de maio, o Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração de Aveiro acolhe a exposição; e a 18 de maio "Cancro, a história que nos une" vai para o metro do Porto, na estação da Trindade.

A entrada é gratuita.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.