“Este jogo é uma provocação. Pensado exclusivamente para pôr as pessoas a conversar”. Esta é a primeira frase que se lê nas regras do novo jogo BeeMind, que promete não ser um jogo qualquer. Com o objetivo de fazer com que as pessoas se desliguem das redes sociais e da constante interação online, BeeMind vem mudar as perguntas feitas à mesa, incentivando os jogadores a refletir e a partilhar os seus pensamentos da forma mais genuína possível.

Um dos jogos de tabuleiro mais famosos de sempre ganha versão picante só para adultos
Um dos jogos de tabuleiro mais famosos de sempre ganha versão picante só para adultos
Ver artigo

As perguntas vão além do trivial, sendo este o jogo ideal para fazer com que os temas esquecidos pelas gerações mais novas se transformem em tópicos interessantes e de debate. Ao todo, o BeeMind Game contém 12 temas de conversa que sempre foram objetos de reflexão na filosofia - Amor, Sentido da Vida, Tempo, Liberdade, Futuro, Religião e Espiritualidade, Prazer, Mudança, Morte, Medo, Justiça e Ética e Arte -, e que vão servir de mote para as perguntas mais interessantes, cujo único objetivo é fazer todos refletir sobre as suas crenças e opiniões. 

E não, não são perguntas gerais e banais. Nas 365 cartas divididas pelos 12 temas, as perguntas vêm carregadas de rastilhos para o pensamento profundo, afastando qualquer vontade de voltar ao mundo digital. Entre algumas das perguntas encontram-se “A quem retirarias o poder de ser livre?”, “A abstinência pode ser um caminho para a libertação?”, “Vale tudo para nos defendermos do medo?”, “Existe uma hierarquia de amores?” e “Quem é o Lobo Mau dos Homens?”, ideais para quebrar o gelo tanto num jantar de família como num encontro entre amigos. 

Sendo que o jogo se faz de perguntas, o BeeMind pode acabar quando os jogadores quiserem, e pode ser usado da forma que o grupo achar mais adequado. No entanto, existem algumas sugestões para quem quiser seguir o pensamento inicial dos criadores. Para isso, basta escolher um tema e dedicar um momento de pelo menos uma hora a algumas das suas perguntas, com cada uma delas a ter um jogador a responder durante três minutos. Quem for considerado o jogador com uma melhor linha de pensamento e com as melhores reflexões, ganha uma moeda, e quem tiver mais moedas no final ganha o jogo.

Ainda assim, o objetivo final não é ganhar, e sim despertar pensamentos e reflexões nas pessoas que ou não sabiam que as tinham ou ainda não tinham ouvido outras diferentes. Para comprar o BeeMind Game, basta aceder ao site oficial da marca, e o jogo tem um custo de 149€. Existe a versão portuguesa e a versão inglesa.