“Este jogo é uma provocação. Pensado exclusivamente para pôr as pessoas a conversar”. Esta é a primeira frase que se lê nas regras do novo jogo BeeMind, que promete não ser um jogo qualquer. Com o objetivo de fazer com que as pessoas se desliguem das redes sociais e da constante interação online, BeeMind vem mudar as perguntas feitas à mesa, incentivando os jogadores a refletir e a partilhar os seus pensamentos da forma mais genuína possível.
As perguntas vão além do trivial, sendo este o jogo ideal para fazer com que os temas esquecidos pelas gerações mais novas se transformem em tópicos interessantes e de debate. Ao todo, o BeeMind Game contém 12 temas de conversa que sempre foram objetos de reflexão na filosofia - Amor, Sentido da Vida, Tempo, Liberdade, Futuro, Religião e Espiritualidade, Prazer, Mudança, Morte, Medo, Justiça e Ética e Arte -, e que vão servir de mote para as perguntas mais interessantes, cujo único objetivo é fazer todos refletir sobre as suas crenças e opiniões.
E não, não são perguntas gerais e banais. Nas 365 cartas divididas pelos 12 temas, as perguntas vêm carregadas de rastilhos para o pensamento profundo, afastando qualquer vontade de voltar ao mundo digital. Entre algumas das perguntas encontram-se “A quem retirarias o poder de ser livre?”, “A abstinência pode ser um caminho para a libertação?”, “Vale tudo para nos defendermos do medo?”, “Existe uma hierarquia de amores?” e “Quem é o Lobo Mau dos Homens?”, ideais para quebrar o gelo tanto num jantar de família como num encontro entre amigos.
Sendo que o jogo se faz de perguntas, o BeeMind pode acabar quando os jogadores quiserem, e pode ser usado da forma que o grupo achar mais adequado. No entanto, existem algumas sugestões para quem quiser seguir o pensamento inicial dos criadores. Para isso, basta escolher um tema e dedicar um momento de pelo menos uma hora a algumas das suas perguntas, com cada uma delas a ter um jogador a responder durante três minutos. Quem for considerado o jogador com uma melhor linha de pensamento e com as melhores reflexões, ganha uma moeda, e quem tiver mais moedas no final ganha o jogo.
Ainda assim, o objetivo final não é ganhar, e sim despertar pensamentos e reflexões nas pessoas que ou não sabiam que as tinham ou ainda não tinham ouvido outras diferentes. Para comprar o BeeMind Game, basta aceder ao site oficial da marca, e o jogo tem um custo de 149€. Existe a versão portuguesa e a versão inglesa.