Em 2015, a Academy of Motion Picture Arts and Sciences entregou todos os 20 Óscares de representação a atores brancos, pelo segundo ano consecutivo. Foi aí que o hashtag #OscarsSoWhite nasceu e levou a Academia a fazer algumas mudanças desde então no momento das nomeações, para acabar com a discriminação racial.

Apesar das pequenas mudanças nos últimos anos e tendo em conta a onda atual de contestação ao racismo, a Academia acaba de apresentar um novo plano para dar ainda mais ênfase aos primeiros passos dados nos anos anteriores. "Academy Aperture 2025" foi o nome escolhido para este plano gradual de ação que tem como objetivo a inclusão no entretenimento e na indústria do cinema.

A edição deste ano, a 93.ª, ainda não contará com estas novidades, no entanto, a de 2021 sim. Novidades como a alteração do número de nomeados para Melhor Filme, que passará a ser dez, em vez de ser aleatório. Vai ser também criado um Posto de Representação, Inclusão e Igualdade.

Será ainda criado o Academy Gold, para ajudar as comunidades com menos condições a poderem seguir carreiras na indústria do cinema, e vai ser construído um Academy Museum of Motion Picture que terá um mote inclusivo, criando melhores relações entre diferentes comunidades.

Quiz. Quem são os autores destas 13 frases dos discursos dos Óscares?
Quiz. Quem são os autores destas 13 frases dos discursos dos Óscares?
Ver artigo

A atriz Whoopi Goldberg, que foi reeleita para o conselho de diretores, irá apresentar uma série de palestras com o nome "Academy Dialogue: It Starts with us", que serão conversas sobre raça, etnias e oportunidades na indústria dos filmes.

O anúncio deste plano foi feito através da página da Academia no Twitter, bem como no site, onde apresentaram esta sexta-feira, 12 de junho, todos os passos que vão dar no caminho pela representação e inclusão nos Óscares.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.