Podia ser apenas mais um festival de verão de pequenas dimensões, mas tornou-se num dos mais famosos do País quando foi ameaçado por um "gigante": em 2023, a organização do Rock in Rio notificou o então Rock in Rio Febras, exigindo que o evento em Briteiros São Salvador, no concelho de Guimarães, alterasse o nome e ainda acusou o pequeno festival de uso indevido da marca e concorrência desleal.

O resto é história e o insólito levou a que este simples evento ganhasse dimensão nacional. Este ano, o agora Rock NO Rio Febras não só volta a realizar-se, como aumentou a duração para dois dias.

É a 25 e 26 de julho que os The Dandy Warhols e a banda de tributo José Pinhal - Post Morten Experience chegam ao recinto da Quinta da Ponte, sendo que este ano há outra novidade além do dia extra: uma zona de campismo e caravanismo nas margens do rio.

Rock in Rio Febras. Saiba tudo sobre o polémico festival de verão que acontece este sábado em Guimarães
Rock in Rio Febras. Saiba tudo sobre o polémico festival de verão que acontece este sábado em Guimarães
Ver artigo

Organizado pela Casa do Povo de Briteiros, o Rock NO Rio Febras pretende angariar dinheiro para a construção de um lar de idosos. "O Rock no Rio Febras (que em tempos teve outros nomes mais controversos que incluíam proposições na língua inglesa) teve a sua primeira edição em 2022, assumindo-se como um espaço de promoção de bandas e DJs maioritariamente do concelho de Guimarães. Hoje em dia, essa promoção acontece numa vertente bem mais ambiciosa, já que o festival é agora um evento internacional, quer em termos de público, quer em termos de artistas que pisam o nosso palco. Além do rock, a identidade do Febras assenta em mais dois pilares fundamentais: a solidariedade e a comunidade", refere a organização do evento no site.

"A missão deste festival é, e será sempre, a de angariação de fundos para apoiar as valências sociais da Casa de Povo de Briteiros, uma IPSS que dá apoio a centenas de famílias de Briteiros e área circundante. Toda a receita reverte a favor desta instituição", acrescentam.

Tal como nos anos anteriores, a entrada geral é gratuita, mas a partir de 3 de abril pode adquirir um kit que garante o acesso ao festival (sem o kit, poderá sujeitar-se a ficar de fora caso a lotação do local seja excedida), e contém t-shirt, copo, fita, uma espécie de mochila e pulseira de acesso aos dois dias. Os preços dos kits ainda não foram anunciados pela organização.