Portugal está com a Ucrânia e estes dois concertos são apenas mais uma prova da solidariedade nacional. Agir, Carminho, Camané, Marisa Liz, Capicua e Carolina Deslandes são apenas alguns dos nomes que se vão distribuir por dois concertos solidários, que terão lugar a 11 e 15 de março. E esta quinta-feira, 10 de março, chegou a confirmação de que toda a gente, com ou sem bilhete na mão, vai poder assistir aos espetáculos. Seja ao vivo ou através de um ecrã.

Da recolha de bens ao apoio psicológico. O que está a ser feito em Portugal para ajudar a Ucrânia
Da recolha de bens ao apoio psicológico. O que está a ser feito em Portugal para ajudar a Ucrânia
Ver artigo

A RTP junta-se a duas ações de solidariedade cujas receitas revertem na sua totalidade para ajudar a Ucrânia e compromete-se a transmitir em direto dois concertos solidários: o primeiro, que terá no Teatro São Luiz, em Lisboa, a 11 de março; e o segundo, na Super Bock Arena, 15.

Conheça todas as vozes que se vão unir pela Ucrânia — e como também pode ajudar

Esta sexta-feira, 11, o Teatro São Luiz e a Associação Pão a Pão vão unir-se para dar vida ao evento "Lisboa Solidária – Concerto pela Ucrânia". Sendo que todas "as receitas da venda dos bilhetes (...) revertem a favor da compra de bens essenciais para os refugiados da Ucrânia que cheguem a Portugal", avança a organização em comunicado enviado à Lusa, citado pelo "Público".

Pelo palco, vão passar artistas como Agir, Camané, Carminho, Jorge Palma, Maria João, Mário Laginha, Miguel Araújo, a Orquestra Metropolitana de Lisboa – Quarteto de Cordas, Clã e Salvador Sobral. Num espetáculo que será transmitido na íntegra a partir das 21h40 na RTP1, RTP Internacional e RTP Play e em diferido na Antena 1, a partir das 23h00.

No dia do concerto, a partir das 19h, haverá também um posto de recolha de produtos de higiene para bebés, fraldas e brinquedos à porta do Teatro São Luiz, numa iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, através do Gabinete de Protecção Civil. No entanto, com ou sem bilhete comprado, sendo que já não há lugares disponíveis, importa referir que todos podem contribuir para a causa, mesmo à distância, através da conta Apoio aos Refugiados da Ucrânia (IBAN PT50 0036 0063 99100091709 19).

Já no norte do País, "Uma Voz Pela Paz" é o nome do concerto solidário que terá lugar na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, já no próximo dia 15 de março.

A partir das 21h30, vai poder ouvir vozes como Capicua, Carolina Deslandes, David Fonseca, Dino D’Santiago, Marisa Liz, Miguel Araújo ou Pedro Abrunhosa. No entanto, a lista completa é bastante extensa. Confira todos os artistas que vão marcar presença no evento aqui.

Poderá acompanhar o espetáculo na íntegra e em direto, a partir das 21h30, na RTP1, RTP Internacional e RTP Play ou ao vivo, sendo que ainda há bilhetes (20€) para balcão 0 e balcão 2 da Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

A ideia partiu de André Tentúgal (We Trust) e Selma Uamusse, sendo que todas as receitas de bilheteira reverterão para as organizações humanitárias Cruz Vermelha Ucraniana, Voices of Children e UBTS – Emergency Center, em prol do apoio às vítimas da invasão russa na Ucrânia, avança o jornal "Expresso".