Cerca de oito anos depois daquela que se previa ser a última temporada da série, "Borgen" vai mesmo voltar. Mas o regresso da série de culto dinamarquesa vai acontecer de forma faseada: primeiro, na Dinamarca, através da estação pública do país (a DR) e só depois nos outros países através da Netflix — que comprou os direitos da série e que já conta com os três primeiros capítulos no seu catálogo.
Sabe-se agora que "Borgen" vai estrear-se em fevereiro na Dinamarca. O anúncio foi feito através das plataformas oficiais do canal, com a divulgação de um curto vídeo promocional dos novos episódios.
"Já não és primeira-ministra, Birgitte", lê-se na nota, referindo-se à personagem principal que na primeira temporada conseguiu tornar-se na primeira primeira-ministra da Dinamarca através de uma coligação progressista e de esquerda. No final da terceira, no entanto, a protagonista integrou outro governo enquanto ministra dos Negócios Estrangeiros.
"'Borgen' regressa em fevereiro de 2022", conclui a nota. Por se tratar de uma co-produção entre a DR e a Netflix, a estreia de todos os episódios no serviço de streaming acontecerá apenas depois da emissão no canal dinamarquês.
Se, à semelhança do que aconteceu com as temporadas anteriores, também esta for composta por dez episódios, o mais provável é que a estreia na Netflix aconteça entre meados de abril e o início de maio. À data da publicação deste artigo, ainda não há qualquer informação oficial por parte da empresa de streaming.
Os detalhes em redor da nova temporada da série permanecem envoltos em grande secretismo. O pouco que se sabe, para já, é que, nos novos episódios, o foco continuará a incidir sobre Birgitte Nyborg.
Depois de ter abdicado, no final da segunda temporada, do cargo de primeira-ministra da Dinamarca, Birgitte formou um novo partido e conseguiu chegar ao governo, assumindo a pasta dos Negócios Estrangeiros.
O que vai acontecer na nova temporada de "Borgen"?
A protagonista vai continuar a desempenhar o mesmo cargo nesta nova temporada e a ter de lidar com a ocasional instabilidade política inerente a uma coligação que permita a governabilidade. Desta vez, espera-se que os novos episódios acompanhem todo o percurso de Birgitte no governo, bem como as consequências das suas decisões durante o período em que estiver a exercer o cargo.
Além de Birgitte Nyborg, interpretada por Sidse Babett Knudsen, há alguns regressos confirmados ao elenco de "Borgen".
É o caso de Birgitte Hjort Sørensen. A atriz deu vida a Katrine Fønsmark, que inicialmente conhecemos como jornalista, mas que depois acabou por fazer parte da campanha da protagonista enquanto assessora de comunicação. Sabe-se que, na nova temporada, a personagem continuará a tratar da comunicação de Birgitte Nyborg, fazendo a ponte entre a ministra e a imprensa dinamarquesa.
Também regressam Søren Malling (Torben Friis), Signe Egholm Olsen (Anne Sophie Lindenkrone), Mikael Birkkjær (Philip Christensen), Lsars Mikkelsen (Søren Ravn) ou Gitte Siem Christensen (Kirsten Sejrø).
Quanto a estreias no elenco, conte com a presença de figuras como Mikkel Boe Følsgaard ("A Royal Affair"), Lucas Lynggaard Tønnesen ("The Rain"), Özlem Saglanmak ("Sons of Denmark"), Simon Bennebjerg ("The Guilty") ou Johanne Louise Schmidt ("Departamento Q: O Ausente").
A grande ausência confirmada é a do ator Pilou Asbæk. Nas duas primeiras temporadas, a sua personagem, Kasper Juul, assumiu a assessoria de imprensa de Birgitte, enquanto na terceira tentou uma carreira enquanto comentador televisivo.