Em jeito de antevisão ao jogo de sábado, 19 de junho, que vai opor Alemanha a Portugal no Euro 2020, em Munique, fomos vasculhar no streaming as séries e filmes alemães mais interessantes. A primeira escolha óbvia, claro, é "Dark", a primeira grande série alemã da Netflix que foi, desde o início até ao fim, exaustivamente comparada a "Stranger Things" — embora nunca a igualasse em atenção mediática.

Mas descobrimos também alguns filmes clássicos como o "Adeus, Lenine!", integralmente disponível no catálogo da HBO, ou a versão do realizador de "Das Boot", que totaliza as quase três hora e meia de duração.

Fora de jogo? Livre direto? VAR? Percebo zero de futebol, por isso fui perguntar a um árbitro
Fora de jogo? Livre direto? VAR? Percebo zero de futebol, por isso fui perguntar a um árbitro
Ver artigo

Antes de Portugal entrar em campo e, esperamos nós, sair vencedor sobre a seleção alemã, veja algumas das produções mais interessantes saídas do país. Um dos filmes, avisamos já, é bastante intenso e acompanha um julgamento após uma tragédia virar do avesso a vida de uma mulher.

Sugerimos-lhe seis séries e filmes alemães para ver em streaming antes do jogo Alemanha-Portugal no Euro 2020, que vai ser transmitido pela TVI, às 17 horas.

"Dark" (Netlix)

Foi a primeira série alemã da Netflix e ainda hoje é comparada a "Stranger Things" devido à estranheza da história. No entanto, e ao contrário daquela a que é comparada, nunca beneficiou da mesma atenção mediática.

Em "Dark", a história começa com o desaparecimento de duas crianças de forma inesperada. Os problemas começam quando a situação põe a nu todo um esquema de mentiras mantidas em segredo pelas famílias e amigos mais chegados.

O mistério complica-se quando o desaparecimento parece estar associado a fenómenos sobrenaturais que assolaram a mesma localidade em meados de 1986. A série tem três temporadas.

"Dogs of Berlin" (Netflix)

É a segunda série alemã produzida pela Netflix depois do sucesso de "Dark", que estreou em 2017. Em "Dogs of Berlin", as personagens principais são dois agentes da polícia que são chamados para resolver um crime que revela ser tudo menos fácil de entender. A vítima é um famoso e adorado jogador de futebol alemão que aparece morto no auge da sua carreira.

Desde fãs de futebol, membros da máfia de Berlim ou de outras organizações criminosas, são vários os suspeitos de estarem envolvidos no homicídio mediático. Para o resolver, os agentes vão conhecer e investigar o submundo negro e corrupto da cidade, onde as respostas vão revelar segredos e teorias da conspiração que interligam vários membros do governo.

A série é realizada por Christian Alvart e conta com dez episódios.

"Adeus, Lenine! (HBO)

É um dos clássicos do cinema alemão. O filme passa-se em 1990 e põe no centro da ação um jovem que tenta proteger a mãe, uma convicta socialista, acabada de acordar de um coma de oito meses após um ataque cardíaco, escondendo-lhe a queda do muro de Berlim, a reunificação da Alemanha e a integração do país no modelo económico capitalista.

O motivo é apenas um: o médico responsável por acompanhar o estado clínico da sua mãe alerta-o de que um segundo ataque cardíaco poderia ser fatal.

Nesse sentido, o jovem reúne todos os esforços para esconder o facto de que a Alemanha, tal como ela a conhecia, já não existe.

"A Candidata Perfeita" e mais 4 estreias para ver no cinema esta semana
"A Candidata Perfeita" e mais 4 estreias para ver no cinema esta semana
Ver artigo

"Criminal: Alemanha" (Netflix)

Tal como nas restantes temporadas de série "Criminal", esta passa-se inteiramente numa sala de interrogatório à medida que os agentes responsáveis pela resolução de um crime tentam chegar à verdade interrogando, diretamente, os principais suspeitos.

A única diferença é que esta, tal como o nome indica, passa-se inteiramente na Alemanha.

No total, a temporada é composta por três episódios e os casos são todos eles muito diferentes. No primeiro episódio, investiga-se um desaparecimento; no segundo, um caso de violência doméstica; e no terceiro, um homicídio.

"Uma Mulher Não Chora" (HBO)

Neste filme, o foco está em Katja, uma mulher que, de forma absolutamente inesperada, vê a sua vida virada do avesso por uma tragédia quando o filho e o marido morrem num atentando à bomba.

O processo do luto, no entanto, vai ser adiado por um julgamento marcado pelo mediatismo e pelos buracos na justiça. Para ela, não há dúvidas: há que ser feita justiça pelo crime cometido.

"Das Boot" (Netflix)

Outro clássico do cinema alemão. Disponível no catálogo português, "Das Boot", nomeado em 1981 a seis Óscares, passa-se no contexto da Segunda Guerra Mundial e acompanha os esforços de toda uma tripulação de um U-Boat.

Enquanto o conflito armado se vai intensificando, os soldados vão assumindo uma postura cada vez mais cínica em relação à guerra, mas também sobre os seus companheiros.

A versão disponível na Netflix é a Director's Cut, ou seja, tal como o realizador Wolfgang Petersen a idealizou — totalizando as três horas e os 28 minutos de história.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.