O fenómeno da Netflix em 2020 está de regresso — e fora da ficção. A Arábia Saudita criou uma experiência que reproduz os desafios da série, inspirados em alguns clássicos infantis, com a diferença de que aqui a morte não é literal (e também não há um prémio chorudo).

A experiência "Squid Game" fica em Riyadh e é a primeira no mundo a reproduzir a série, segundo o site "Lad Bible". Fá-lo fielmente através de máscaras, cenários e de um grupo largo de participantes que juntos (pelo menos nos primeiros minutos) vão ter de enfrentar seis dos nove jogos da série.

São eles o famoso macaquinho do chinês em que uma boneca lança uma luz lazer verde ou vermelha consoante o sucesso dos jogadores; o jogo do cabo de guerra (ou da corda); os berlindes; o desafio da ponte de vidro; o corte das bolachas em forma de estrela, chapéu de chuva, triângulo ou circulo; e o confronto final, com o nome do próprio "Squid Game".

Quanto à parte eliminatória, que na ficção envolve violência e morte, no caso da experiência da Arábia Saudita é trocada por um pouco de adrenalina. No desafio da ponte de vidro, por exemplo, em vez de os jogadores caírem de uma altura brutal que, no episódio seis, é fatal, neste jogo imersivo os vidros têm sensores que indicam se o passo foi dado em falso ou não.

No alojamento que parece um episódio de "Squid Game", ganha o jogo quem tirar a melhor foto
No alojamento que parece um episódio de "Squid Game", ganha o jogo quem tirar a melhor foto
Ver artigo

Antes de aqui chegarem, os participantes têm de inscrever-se, mas não deixam de receber um cartão de convite tal como na história original. Depois disso — e passando à frente a parte em que os viciados em jogos de azar e devedores dão umas quantas estaladas ao responsável pelo recrutamento para o jogo de sobrevivência —, vestem o fato de treino de tons esverdeados como na série e juntam-se a outros 70 participantes para tornar a experiência mais realista.

Como é obvio, estão sempre presentes os homens de fato macaco rosa com máscara e o Front Man (a mente responsável por todo o jogo).

Enquanto não chega a segunda temporada de "Squid Game", estes desafios são uma forma de reviver a série até que novos jogos infantis se juntem à produção. Contudo, a ideia está a ter um sucesso tão grande que a experiência encontra-se esgotada na maior parte dos dias.

Se quiser experimentar, é melhor comprar a passagem para Riyadh o quanto antes, porque o desafio inspirado na série "Squid Game" só está disponível no Boulevard Riyadh City até 31 de março das 16h às 00h. Custa cerca de 352€.