Deixe-nos adivinhar: até quer começar uma série nova, mas só a ideia de ter de ver centenas de episódios dá-lhe calafrios? É legítimo. Mas talvez tenhamos a solução. Bem sabemos que de crimes e policiais já estão os catálogos de streaming cheios, mas há qualquer coisa de macabro em "The Thaw", o novo drama polaco que chega esta sexta-feira, 1 de abril, à HBO Max. E o melhor? Tem apenas seis episódios.

Depois do corpo de uma jovem ter sido encontrado nas águas geladas do rio Oder, na Polónia, a detetive Katarzyna Zawieja (Katarzyna Wajda) é chamada para liderar a investigação. As instruções são claras: a prioridade é encontrar o assassino. Mas nem tudo é tão simples como parece.

"Julia". Sai uma dose de feminismo e boa disposição para a mesa cinco? Ai, perdão, para a HBO Max
"Julia". Sai uma dose de feminismo e boa disposição para a mesa cinco? Ai, perdão, para a HBO Max
Ver artigo

Isto porque uma análise breve ao corpo da vítima torna evidente que esta deu à luz pouco antes da sua morte — e, a partir daí, tudo muda. Zawieja, uma jovem detetive, que perdeu o marido pouco antes do arranque da investigação, compromete-se a escrutinar o caso até ao ínfimo detalhe.

Mas rapidamente se depara com um dilema moral, que vem emaranhar ainda mais a onda de pensamentos que atentam a sua saúde mental. Por um lado, se concentrar todos os esforços nas buscas pela criança, as possibilidades do assassino fugir aumentam; se não o fizer, a vida de um bebé recém-nascido pode estar em risco.

"Se matou a mulher, provavelmente matou a criança?". Não necessariamente. A criança pode ou não estar viva e o agressor pode ou não tê-la consigo, mas o tempo escasseia e a estabilidade emocional desta recém-viúva rapidamente dá sinais de que está prestes a quebrar. 

Ainda a recuperar do alegado suicídio do marido, Zawieja esforça-se de forma exaustiva para resolver o caso, mesmo que isso signifique colocar-se a si mesma — e à sua família — na mira dos criminosos mais perigosos do país. Mas a que custo?

O que se segue? "A procura implacável de uma mulher pela verdade, enquanto se atreve a enfrentar os seus próprios demónios para se encontrar a si própria", avança a plataforma de streaming.

A série, que conta apenas com seis episódios, é protagonizada por nomes como Katarzyna Wajda (Katarzyna Zawieja), Bartek Kotschedoff (Krzysztof Trepa), Juliusz Chrząstowski (Bogdan Pietrzak) e, ainda, Cezary Łukaszewicz (Andrzej Radwan).

Produzida por Marta Szymanek e Xawery Żuławski, "The Thaw" já está disponível na HBO Max.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.