O Dino Parque da Lourinhã, em parceria com o Museu da Lourinhã, vai dar oportunidade ao público de conhecer de perto os locais de escavação de alguns dos fósseis de dinossauro mais importantes descobertos em Portugal.

A iniciativa permite aos participantes embarcar numa verdadeira expedição paleontológica, explorando a Praia do Caniçal, um local onde foram encontrados fósseis importantes do período Jurássico.

Este popular parque vai abrir durante a noite para que possa voltar ao tempo dos dinossauros
Este popular parque vai abrir durante a noite para que possa voltar ao tempo dos dinossauros
Ver artigo

As visitas guiadas são gratuitas e decorrem em três datas e horários diferentes: 28 de agosto (10 horas), 3 (14h30) e 11 de setembro (10 horas), com duração aproximada de duas horas.

Cada sessão está limitada a 40 participantes, mediante inscrição prévia, garantindo uma experiência personalizada e segura (a visita não é recomendada a crianças com menos de 6 anos). O ponto de encontro é junto ao Forte de Paimogo, onde a visita inicia com uma contextualização da paisagem e das descobertas fósseis na região.

Durante o percurso, os visitantes poderão observar as arribas e jazidas, com destaque para ovos de dinossauro, vestígios do Lusognathus almadrava, fósseis de saurópodes como o Zby atlanticus e do crocodilo Ophiussasuchus paimogonectes.

A visita inclui ainda a observação de um filão magmático, completando a leitura geológica do território. Todo o percurso é acompanhado por especialistas do Dino Parque Lourinhã e técnicos do GEAL – Museu da Lourinhã.

O Dino Parque Lourinhã, a maior exposição temática ao ar livre da Europa, com 10 hectares, está aberto das 10 às 19 horas, com última entrada às 17h30. Os bilhetes custam 15€ para adultos e 11€ para crianças até aos 12 anos, mas, se comprar online, tem 10% de desconto.