Já vimos esta história antes. Quando um homem justo se vê confrontado com um dilema de proporções quase bíblicas, a sua bússola ética e moral vai-se perdendo à medida que é obrigado a transgredir para se manter vivo. Aconteceu em "Breaking Bad" quando um professor de Química, diagnosticado com cancro, se transforma num barão de droga para sustentar a família que se arrisca a perder tudo com a sua morte e, agora, voltou a acontecer com "Your Honor". O ator de ambas é o mesmo, só que aqui Bryan Cranston surge no papel de um juiz conhecido por ser justo e honesto, mas que é obrigado a quebrar depois de uma tragédia que envolve o seu filho e a família de um mafioso violento.
Adam Desiato (Hunter Doohan) é o filho asmático de Michael, a personagem principal interpretada por Cranston. A tragédia surge quando, na estrada, Adam procura manter o controlo do carro enquanto procura pela bomba de asma que acabara de cair. Por breves instantes, os olhos desviam-se da estrada e é o suficiente para que Adam atropele um jovem que seguia na direção contrária. Assustado, foge e o jovem deixado à beira da estrada acaba por morrer sozinho.
Quando Adam revela ao pai o crime que cometeu, o de atropelamento e fuga, a decisão é consensual: entregar o filho à polícia, explicando o contexto e as circunstâncias em que o acidente aconteceu. A reviravolta acontece quando, chegados à esquadra da polícia mais próxima, Michael se apercebe de que o pai da vítima é um poderoso e violento chefe da máfia italo-americana a operar em Nova Orleães.
A partir desse momento, o plano B ganha forma: eliminar todas as provas e garantir que nenhum elemento é capaz de ligar Adam ao local do crime. De repente, o juiz honrado e justo presta-se aos mais elaborados esquemas para transgredir a lei e apagar as ações do filho.
É uma questão de sobrevivência, repete uma e outra vez. É esse instinto primário que condiciona todas as ações dos protagonistas, agora metidos num enorme sarilho e na mira de um dos mafiosos mais implacáveis da região.
A crítica internacional reforça que aquilo que vemos aqui tem pouco de novidade, mas que é a prestação de Cranston a impedir que a série se torne aborrecida. "Bryan Cranston oferece uma representação carismática e digna de Bryan Cranston. É a única coisa que impede a série de se tornar clichê e aborrecida", escreve a revista "Decider" na sua crítica à série.
Já a CNN escreve que "Your Honor" é uma "minissérie sólida, mas pouco espectacular" e que só funciona porque "o elenco é superior ao material que tem de representar, dando corpo ao dilema sobre quantas regras é que um juiz se sujeita a quebrar para proteger o filho."
Composta por dez episódios, dos quais apenas oito estão, à data da publicação deste artigo, disponíveis, "Your Honor" pode ser vista na HBO. Do elenco fazem parte nomes como Hope Davis, Michael Stuhlbarg, Tony Curran, Lilli Kay e Carmen Ejogo.