Existem poucas pessoas no mundo que não estão familiarizadas com a história de Harry Potter – o feiticeiro que, juntamente com os dois melhores amigos, combateu as trevas durante anos. Os filmes são um sucesso de bilheteira, os livros causavam histerismo e agora que a história acabou são os parques que mantêm viva a magia.
A juntar a Potter e aos fiéis amigos existe uma personagem que está no coração de qualquer potterhead. Falamos de Rubeus Hagrid, o famoso gigante guardião da escola de Hogwarts. E quando falamos gigante não é exagero – é mesmo verdade. Nos filmes Hagrid aparece com quase o dobro da altura das outras personagens, ainda que na vida real o ator que lhe dá vida, Robbie Coltrane, tenha uma simpática altura de 1,85 metros.
Mas Coltrane não interpreta o guardião de Hogwarts sozinho. Existem cenas em que é necessário recorrer a duplos, com estruturas metálicas a fazer de corpo, para que o gigante nasça para as filmagens. O fato em questão era tão grande que a produção teve de arranjar cadeiras próprias para que o duplo se conseguisse sentar.
E era assim que nascia Hagrid sempre que era necessário para as gravações. Mas nem sempre existe um processo tão complexo para dar a noção de diferença de alturas. Há vezes em que são usadas ferramentas de perceção, que não são mais do que ilusões de ótica. E também e possível que os atores usem plataformas para evidenciar a altura.
A MAGG reuniu 16 filmes onde foram adulteradas as alturas de alguns protagonistas. De Tom Cruise a Vin Diesel, conheça os atores que fizeram uso destes truques para ficarem mais altos.