Um Óscar para Melhor Ator Secundário, dois prémios BAFTA e três Globos de Ouro. No total, são seis os prémios atribuídos a Sean Connery pela sua prestação em várias produções de cinema ao longo de uma carreira distinta que começou ainda nos anos 50.  Sean Connery foi o primeiro ator a dar vida, no cinema, ao espião mais famoso ao serviço do governo de Sua Majestade, com os filmes "Dr. No", "From Russia with Love" e "Goldfinger". Depois desses, seguiram-se mais quatro na pele de James Bond.

Apesar de esse ser um dos papéis pelo qual hoje é vastamente reconhecido por todas as gerações, a sua carreira de décadas percorreu vários estilos e géneros — da ação à aventura, com personagens duras e sempre carismáticas. Do seu repertório, fazem parte produções como "Os Intocáveis", que lhe valeu o Óscar em 1998, "The Rock", "The Name of the Rose", Indiana Jones and the Last Crusade", "Finding Forrest", "The Man Who Would be King" ou "The Hunt for Red October".

"Boa noite, Sr. Bond". Isabel II quebrou o protocolo, mas fez questão de se despedir assim de James Bond
"Boa noite, Sr. Bond". Isabel II quebrou o protocolo, mas fez questão de se despedir assim de James Bond
Ver artigo

Ainda que se tenha vindo a profissionalizar na arte da representação, o primeiro trabalho de Sean Connery, nascido em Edimburgo em 1930, foi como distribuidor de leite. Antes da notoriedade no cinema, trabalhou ainda em diversas áreas, chegando até a ser modelo para os alunos da Faculdade de Belas-Artes, para os quais teria de posar nu durante várias horas.

Sean Connery, morreu este sábado, 31 de outubro, começou para avançar a BBC ainda que a causa da morte não tenha, à data da publicação deste artigo, sido conhecida. O ator celebrou os seus 90 anos em agosto.

De "Os Intocáveis", passando por "The Rock" e os filmes em que fez do espião James Bond, recorde o ator em 12 imagens.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.