Não há dúvidas que o ser humano sempre teve um especial fascínio por tubarões. Estes grandes predadores do oceano, que têm milhões de anos de existência, não só têm vindo a ser estudados pelo homem, como também têm sido protagonistas de vários filmes de terror e thrillers ao longo dos anos.

Se virmos "Shark Week", o famoso programa anual do Discovery Channel, rapidamente percebemos que são apenas animais no seu habitat natural — com um ar intimidante, sim — com uma única intenção: sobreviver. No cinema, porém, a história é outra. Desde o grande clássico de Steven Spielberg, "O Tubarão" (1975), que começámos a pensar duas vezes antes de pôr os pés no oceano (apesar de nem sempre existir esse perigo). A sensação "fantasma" de movimento debaixo dos nossos pés quando nadamos no mar é um medo que podemos agradecer a todos estes filmes onde o tubarão é o verdadeiro "bicho-papão".

Dada a altura do ano (já se tornou uma tradição de verão), chega esta quinta-feira, 23 de agosto, mais um filme que promete aumentar o número de paranoicos na praia. "Meg: Tubarão Gigante" faz jus ao seu nome e traz ao grande ecrã o temível megalodonte, a maior espécie de tubarão que alguma vez existiu.

A história acompanha um grupo de cientistas que se encontra numa expedição de um programa internacional de vigilância submarina. Quando descobrem um megalodonte — um tubarão de cerca de 20 metros que tinha sido dado como extinto há milhões de anos —, que quase destrói o submarino, Jonas Taylor (Jason Statham), um mergulhador profissional, tem de arranjar a melhor forma de salvar toda a gente.

O filme tem a realização de Jon Turteltaub ("O Tesouro", "O Aprendiz de Feiticeiro") e é baseado no livro de terror e ficção científica "Meg: A Novel of Deep Terror" de Steve Alten, publicado em 1997.

Com distribuição da Warner Bros. Pictures, e Jason Statham como protagonista, "Meg" já teve uma receção estrondosa nas bilheteiras nos Estados Unidos América, onde arrecadou 39,1 milhões de euros no fim de semana de abertura, ultrapassando "Missão: Impossível — Fallout". A nível global, conta com uns impressionantes 272 milhões de euros de lucro.

Tudo indica que, mesmo não tocando minimamente na realidade, as pessoas estão mais do que prontas para ver filmes sobre tubarões assassinos. Se está a pensar ver "Meg: O Tubarão Gigante" nos cinemas, sugerimos-lhe outros 6 filmes com os tubarões mais mortíferos do cinema.

"O Tubarão" (1975)

"O Tubarão", de Steven Spielberg, foi o pioneiro dos filmes de tubarões e deu início a um género que hoje em dia inspira vários realizadores. Tudo começa quando um tubarão branco aterroriza as praias de Amity Island, na costa de Nova Inglaterra. Para acabar com a onda de pânico, o chefe da polícia local, um biólogo marinho e um marinheiro juntam-se para caçarem o tubarão de uma vez por todas.

"Perigo no Oceano" (1999)

Em "Perigo no Oceano", um grupo de cientistas num laboratório submarino descobre que uma proteína no cérebro dos tubarões pode ser a cura para o Alzheimer. Quando um dos cientistas decide alterar o ADN dos predadores, estes ficam maiores e mais inteligentes. Após uma tempestade tropical atingir o submarino, os três tubarões soltam-se, deixando a tripulação numa luta pela sobrevivência.

"Em Águas Profundas" (2003)

Baseado numa história real, "Em Águas Profundas" conta o acidente de um casal mergulhadores que foi abandonado acidentalmente em alto mar numa água infestada de tubarões.

"Medo Profundo 3D" (2011)

"Medo Profundo 3D", conta a história de um grupo de amigos que vai passar férias numa casa do lago. Os momentos de lazer tornam-se um verdadeiro pesadelo quando percebem que não há um, mas sim 15 tubarões na água. A pior parte? Eles não têm qualquer forma de pedir ajuda.

"Águas Perigosas" (2016)

Em "Águas Perigosas", Nancy (Blake Lively) decide tirar uns dias de férias e ir fazer surf numa ilha deserta. Quando é atacada por um tubarão branco, fica ferida e refugia-se numa rocha a 200 metros da costa. Assim que a maré sobe, tem de decidir como vai nadar até terra com o predador à espreita.

"47 Metros de Terror" (2017)

"47 Metros de Terror" segue a história de duas irmãs de férias no México que são convidadas para fazer mergulho dentro de uma jaula para observar os tubarões. Quando o cabo que prende a jaula ao barco se solta, esta é empurrada para o fundo do oceano, com as irmãs lá dentro, numa zona infestada de tubarões brancos.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.