A pandemia obrigou a que o IndieLisboa acontecesse apenas no verão, e porque ver cinema agora ou na primavera vai dar exatamente ao mesmo, está mesmo quase aí a nova edição do festival de cinema independente. Já a partir deste sábado, 21 de agosto e até 6 de setembro, há documentários, filmes de animação e ficção para ver na Culturgest, no Cinema Ideal, Biblioteca Palácio Galveias e no Cinema Sâo Jorge.

No total, são mais de 270 filmes vindos de todo o mundo. Um deles é o documentário português "No Táxi do Jack" que, realizado por Susana Nobre, conta a história de Joaquim Calçada — Jack, para os amigos. Emigrou para os EUA antes do 25 de abril onde ganhou a vida a conduzir táxis no centro de Nova Iorque. É já próximo da reforma, aos 63 anos que Jack regressa a Portugal depois de mais de 20 anos a absorver a cultura americana. De volta a Vila Franca de Xira, passa os dias a recordar e a reviver as histórias, as aventuras e as peripécias que protagonizou enquanto tentou alcançar o sonho americano.

O novo filme com Ryan Reynolds e outras 3 estreias para ver esta semana nos cinemas
O novo filme com Ryan Reynolds e outras 3 estreias para ver esta semana nos cinemas
Ver artigo

Neste limbo entre filmar a realidade, tal como é própria do documentário, e o ficcionar de uma vida conduzida à emigração, transversal a muitos portugueses, "No Táxi do Jack" mostra-nos uma figura que, depois de anos a trabalhar, vê-se agora sujeita a cumprir as regras do centro de emprego para manter constante o subsídio de desemprego que lhe permite viver. Este é só um dos filmes que pode ver no IndieLisboa.

"Contos do Multiverso", vindo da Dinamarca, é outra das nossas sugestões. É um filme de animação que junta boa disposição e sátira ao contar a história de como Deus usou uma espécie de Paint — um programa de edição básica de imagem dos computadores com Windows — para desenhar uma primeira versão da Terra.

Nessa primeira versão, percebemos de imediato, há dinossauros, humanos e naves espaciais. E todos convivem saudavelmente uns com os outros. Problema? Os anjos não ajudam na concretização da ideia, levando Deus a repensar a sua estratégia. Mas há mais para ver.

Mostramos-lhe oito filmes para ver no IndieLisboa até 6 de setembro. O plano completo pode ser consultado no site oficial do evento.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.