Dos tópicos mais pesquisados ao tom eleito pela Pantone, muitos são os clássicos que regressam com o aproximar de um novo ano. Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, também é responsável por um: partilhar nas redes sociais listas dos seus conteúdos favoritos do ano, dos quais se destacam os livros, canções e filmes.

Em 2023, Obama começou pelos livros. A sua lista conta com várias obras sobre as quais ainda não se tinha pronunciado, como "The Heaven & Earth Grocery Store", de James McBride, "How To Say Babylon: A Jamaican Memoir", de Safiya Sinclair, e "Some People Need Killing", de Patricia Evangelista. No entanto, também há várias sugestões que já haviam aparecido na sua lista de favoritos de verão, como "The Wager", de David Grann, e "King: A Life", de Jonathan Eig.

Ainda sem ter revelado as suas canções favoritas do ano, o antigo chefe de Estado acabou por publicar, esta quinta-feira, 28 de dezembro, a sua lista de filmes prediletos. Falando sobre a greve dos atores e argumentistas de Hollywood, que esteve a decorrer entre os dias 14 de julho e 9 de novembro, admite que os filmes são reflexo do "seu trabalho árduo ao longo do último ano".

Surpresa! Michelle Obama cantou com Bruce Springsteen em Barcelona (veja o vídeo)
Surpresa! Michelle Obama cantou com Bruce Springsteen em Barcelona (veja o vídeo)
Ver artigo

Antes de destacar nas três primeiras posições, Barack Obama deixou um aviso. "Sou tendencioso, uma vez que estes filmes foram produzidos pela Higher Ground [a produtora fundada em 2018 por si e pela mulher, Michelle Obama], mas estes são, na verdade, três dos melhores filmes que vi este ano", escreveu na publicação, cujo pódio é ocupado por "Rustin", "Deixar o Mundo para Trás" e "American Symphony", respetivamente.

As outras produções destacadas pelo estadista vão desde "Os Excluídos", o novo filme de Alexander Payne com Paul Giamatti, ao épico "Oppenheimer", de Christopher Nolan, passando pelo francês "Anatomia de uma Queda", vencedor da Palma de Ouro de Cannes, e o japonês "Kaibutsu" (ou "Monster"), de Hirokazu Kore-eda.

Horas depois de ter publicado a sua lista, o ex-presidente norte-americano não se conteve e acrescentou um filme que tinha acabado de ver. "Atualização: Acabei de ver 'A Cor Púrpura' e adorei. Estou a adicioná-lo a esta lista como um dos meus filmes favoritos do ano", contou, referindo-se ao mais recente projeto inspirado no livro homónimo de Alice Walker, que já tinha tido uma adaptação cinematográfica em 1985, bem como um musical 20 anos depois.

Veja a lista completa (e onde ver os filmes).