“Estranha Forma de Vida”, o fado de Amália Rodrigues, foi uma escolha ponderada por parte de Pedro Almodóvar e serve não só de arranque à curta-metragem do realizador espanhol, como lhe dá nome. O tema de 1965 é agora símbolo de um amor irracional no western protagonizado por Ethan Hawke e Pedro Pascal, e que também conta com o ator português José Condessa no elenco.
Pedro Almodóvar aventura-se com a língua inglesa para uma curta-metragem passada no deserto de Tabernas, onde recorre ao fado português para dar cor a um romance, o tema mais recorrente nas obras do realizador. Em entrevista à Indiewire, o cineasta espanhol referiu que esta é uma resposta ao filme “O Segredo de Brokeback Mountain”, de 2005, que recusou realizar e acabou por ser atribuído a Ang Lee.
E isto porque admite não confiar no sistema de Hollywood, razão que o levou a passar projetos como o filme protagonizado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal e “Sister Act”. "Hollywood quer atrair talentos de fora, mas nem sempre os deixa fazer o que querem", disse na mesma entrevista à Indiewire.
“Estranha Forma de Vida” é, neste contexto, a curta-metragem que o realizador queria dirigir, com demonstrações de afeto sem tabus. A curta materializa-se no reencontro de dois velhos conhecidos, o xerife Jake e o cowboy Silva (Ethan Hawke e Pedro Pascal ), dois homens que o destino coloca numa encruzilhada 25 anos depois de se conhecerem. Pode ver o trailer aqui.
A curta-metragem foi filmada durante o verão de 2022 e já foi apresentada no Festival de Cinema de Cannes a 17 de maio. Estreia nos cinemas em Portugal em novembro de 2023.