Vamos ser honestos. Quantas vezes é que já dissemos, ainda que interiormente, 'já não se fazem filmes como antigamente' ? E se é verdade que, atualmente, com as maravilhas da animação digital, aliada à acessibilidade do streaming e à magia do 4K, podemos ter verdadeiras salas de cinema em casa (e, neste momento, as únicas permitidas), também é verdade que há um encanto que se perdeu.

Pode ser a nostalgia a falar, pode até dar-se o caso de as histórias que os que são pais agora viram no cinema e nas velhinhas cassetes VHS terem um encanto que hoje já não existe. Seja como for, propomos-lhe que aproveite ao máximo este fim de semana de confinamento e o facto de as crianças (sejam filhos, sobrinhos ou até netos) estarem sem escola para uma viagem no tempo.

15 filmes perfeitos para ver enrolado nos cobertores e fugir ao frio
15 filmes perfeitos para ver enrolado nos cobertores e fugir ao frio
Ver artigo

Lembra-se daqueles filmes que o fizeram sonhar, chorar, rir e cantar em frente ao espelho com uma escova na mão? Está na altura de os dar a conhecer aos mais pequenos. Deixamos-lhe as nossas (muito pouco imparciais, temos de confessar) escolhas.

"A História Interminável" (1984)

Baseado no livro homónimo de Michael Ende, a trama acompanha as aventuras do jovem herói Bastian em busca do significado inscrito no símbolo do misterioso livro "A História Interminável". Quando o começa a ler, descobre-se a ele próprio na terra da Fantasia, que está a ser destruída pelo Nada. A Imperatriz Criança, que está gravemente doente, manda um jovem guerreiro, Atreyu, com a missão de salvar Fantasia. À medida que Bastian lê as aventuras de Atreyu, torna-se também parte da história, descobrindo que só ele afinal tem o poder para salvar Fantasia da destruição. O filme está disponível na Netflix.

"Os Goonies" (1985)

Tem um mapa do tesouro, tem piratas, tem um navio escondido. Tem um grupo de amigos (que, claro, não são os mais populares da escola) empenhado em salvar as casas de serem destruídas e transformadas num luxuoso clube de campo. Os Goonies (Mikey, Brand, Chunk, Mouth e Data), com a ajuda de Andy e Stef, partem numa aventura alucinante em busca do tesouro do Willy Zarolho, enfrentando inúmeros perigos e também a perseguição dos Fratellis, uma família ligada ao crime organizado (que o que tem em músculo não compensa em neurónios). O filme (que, como todos as grandes longas-metragens de aventura dos anos 80, tem a assinatura de Steven Spielberg) está disponível na HBO Portugal

"Cinema Paraíso" (1988)

Se já não se recorda bem da história, é melhor ter por perto a caixa de Kleenex. A longa-metragem, que venceu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, conta a história de Salvatore Di Vitta, cineasta italiano que recebe um telefonema da mãe, a dar-lhe conta que Alfredo morreu. Alfredo era, na Sicília onde Salvatore cresceu, o projecionista que o deixava ver todos os filmes que passavam pelo Cinema Paraíso. Alfredo ocupou o lugar de figura paterna de Salvatore, cujo pai desapareceu durante a II Guerra Mundial. "Cinema Paraíso" é uma emocionante viagem pela história do cinema e está disponível na HBO Portugal. A banda sonora, claro, é de Ennio Morricone.

"A Pequena Sereia" (1989)

Quem era criança aquando a estreia de "A Pequena Sereia" provavelmente só terá memória das músicas e das vozes de Ariel e companhia em português do Brasil. Se é o seu caso, está na altura de revisitar este clássico da Disney, desta vez com as vozes originais (e admitir, de uma vez por todas, que Úrsula é vilã mais espetacular de toda a história dos desenhos animados). Viaje até Atlântica, a terra subaquática regida pelo Rei Tritão e salte do sofá n'Aquele momento musical de Sebastian, o hilariante e tresloucado caranguejo que acompanha Ariel em todas as suas aventuras. O filme de animação está disponível na Disney +.

"Hook" (1991)

Dustin Hoffman como Capitão Gancho e Robin Williams como Peter Pan. Que mais pode uma pessoa pedir? O filme é uma abordagem diferente à história original de Peter Pan, criada por J.M.Barrie em 1911. Peter Banning (Robin Williams) é um advogado de sucesso mas viciado em trabalho, o que está a destruir a relação com a mulher, Moira e com os filhos, Jack e Maggie. A família viaja para Londres, para visitar a avó de Moira, Wendy. Após um jantar de solidariedade em honra de Wendy, as crianças desaparecem de casa. Peter encontra uma nota de resgate assinada pelo Capitão Gancho e quer chamar a polícia. Mas Wendy insiste que só ele pode salvar Jack e Maggie, uma vez que ele é Peter Pan. O filme está disponível na Netflix.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.