Está a chegar aos cinemas portugueses um filme que aborda a conquista do oeste americano. Este western épico realizado e interpretado por Kevin Costner será dividido em quatro partes. "Horizon — Uma Saga Americana: Capítulo 1" estreia já na quinta-feira, 4 de julho.
E a data não foi escolhida ao acaso: a 4 de julho assinalam-se os 248 anos da Independência dos Estados Unidos. Esta obra cinematográfica percorre 15 anos de expansão e colonização do oeste americano, retratando o antes e o depois da Guerra Civil.
A Guerra Civil americana ocorreu entre 1861 e 1865. "Horizon: Uma Saga Americana" explora um país em guerra consigo próprio. Conta a história da América através da atração do Velho Oeste e da forma como foi conquistado e perdido, através de sangue, suor e lágrimas.
Esta película marca o regresso de Kevin Costner à cadeira de realizador. O norte-americano, que já conquistou sete Óscares, tem no currículo trabalhos como "Open Range – A Céu Aberto" (2003), "Dança com Lobos" (1990), "The Bodyguard" (1992) e "Draft Day: Dia D" (2014).
Além de Kevin Costner como protagonista, este western tem no elenco principal nomes como Sienna Miller ("Sniper Americano", 2014), Sam Worthington ("Avatar", 2009; "Avatar – O Caminho da Água", 2022) e Jena Malone ("Amor e Sangue", 2024).
Participam ainda no filme atores como Abbey Lee, Will Patton,, Jena Malone, Michael Rooker, Danny Huston, Luke Wilson, Jeff Fahey, Isabelle, Fuhrman, Ella Hunt, David O'Hara, Owen Crow Shoe, Tatanka Means, Tim, Guinee, Scott Haze, Tom Payne, Alejandro Edda, James Russo, Jon Beavers, Jaime Campbell Bower e Michael Anganaro.
A antestreia mundial de "Horizon — Uma Saga Americana: Capítulo 1" aconteceu a 19 de maio, no 77.º Festival Internacional de Cinema de Cannes, e contou com uma ovação de dez minutos. Perante esta reação, o realizador não conteve as lágrimas.
O segundo capítulo ("Horizon — Uma Saga Americana: Capítulo 2") ficará disponível a 22 de agosto. Os restantes dois estrearão apenas em 2025. Se adquirir já o bilhete para os dois filmes distribuídos pela NOS Audiovisuais pode usufruir de um preço especial de 11,95€, nos cinemas aderentes.
Kevin Costner decidiu agir pelos próprios meios para avançar com esta sua produção de sonho. Para tal, hipotecou uma das casas e investiu mais de 35 milhões de euros no desenvolvimento dos dois primeiros capítulos, menciona o "Entertainment Weekly".