Já a pensar nos possíveis vencedores e derrotados, a MAGG pediu a vários especialistas (leia-se, viciados em filmes) que nos dessem as suas previsões sobre uma das noites mais importantes de Hollywood.
Lançámos o desafio ao jornalista e crítico de cinema Miguel Somsen, ao diretor da SIC Radical, Pedro Boucherie Mendes, e ao humorista Guilherme Fonseca. E enquanto Somsen garante que o melhor filme do ano é "1917", Pedro Boucherie Mendes preferia que "Parasitas" ganhasse o maior número de prémios.
E Guilherme Fonseca é da mesma opinião, embora admita que o vencedor da noite também pode ser o filme "Era Uma Vez... em Hollywood", de Quentin Tarantino.
As previsões de Guilherme Fonseca
- Melhor Filme
Na categoria principal, o humorista revela à MAGG que "gostava muito" que ganhasse o "Parasitas", embora o seu palpite esteja do lado do novo filme de Quentin Tarantino, "Era Uma Vez... em Hollywood", que parece ser um dos preferidos da Academia para o prémio de maior prestígio.
No entanto, reconhece os pontos fracos da produção, como o facto de a personagem de Margot Robbie "não ter servido para nada em toda a história".
- Melhor Realizador
Nesta categoria não há discussão para Guilherme Fonseca, que aposta todas as fichas na vitória de Sam Mendes pelo trabalho que fez em "1917" e em todo o virtuosismo por detrás do suposto plano-sequência onde, aparentemente, não há cortes.
- Melhor Ator
Na categoria de Melhor Ator também não há discussão, já que aparenta estar fechado ainda muito antes de se conhecerem os potenciais nomeados.
"Esta é do Joaquin Phoenix e é capaz de ser a categoria mais simples deste ano. É daquelas muito óbvias em que não é preciso pensar muito", explica.
- Melhor Ator Secundário
Embora "O Irlandês", de Martin Scorsese, não tenha brilhado nos Globos de Ouro, SAG e BAFTA, o humorista diz estar confiante de que será Al Pacino a vencer na categoria de Melhor Ator Secundário.
- Melhor Atriz
Na categoria de Melhor Atriz, Guilherme Fonseca aponta para Renée Zellweger pela sua prestação em "Judy" — um dos filmes que mais passou despercebido em Portugal.
"Apesar disso, gostava muito mais que ganhasse a Scarlett Johansson por 'Marriage Story'", diz, acrescentando que considera ter tido uma prestação muito superior e digna de Óscar.
- Melhor Atriz Secundária
Embora não tenha visto "Bombshell — O Escândalo", Guilherme Fonseca acha provável que seja Laura Dern a ganhar por "Marriage Story", embora não concorde com a decisão caso se venha a confirmar.
"A Laura Dern não merece nada ganhar e gostava muito mais que fosse a Margot Robbie a vencer para ser recompensada do seu papel em 'Era Uma Vez... em Hollywood', onde não serviu para nada", lamenta.
As previsões de Pedro Boucherie Mendes
- Melhor Filme
Pedro Boucherie Mendes, diretor da SIC Radical e diretor de Planeamento Estratégico do grupo Impresa, diz que os Óscares deste ano são marcados por filmes "muito masculinos" e de pouco "cinema independente". Apesar disso, crê que a Academia "vai premiar sobretudo o '1917', porque desta forma homenageia uma era" — a da Primeira Guerra Mundial.
Na categoria de Melhor Filmes, diz que gostava que ganhasse "Parasitas", mas garante que o mais provável é que o prémio vá para "1917". No entanto, diz que "este ano não há filmes verdadeiramente bons, daqueles que vamos rever com interesse daqui por 20 ou 30 anos."
- Melhor Realizador
Na categoria de Melhor Realizador, não há dúvidas. Pedro Boucherie Mendes gostava que vencesse Sam Mendes e aposta que será ele o grande vencedor pelo trabalho de realização em "1917" e a técnica empenhada no suposto plano-sequência.
- Melhor Ator
O diretor da SIC Radical diz que "Joker" não é mais do que "um veículo para que Joaquin Phoenix seja Joaquin Phoenix". Por isso, aposta que será ele o vencedor, "embora preferisse Jonathan Pryce" de "Dois Papas".
- Melhor Ator Secundário
Pedro Boucherie Mendes diz que o mais certo é ganhar Tom Hanks pelo papel em "Um Amigo Extraordinário", que ainda não chegou às salas de cinemas portuguesas. Mas gostava que ganhasse Joe Pesci, por "O Irlandês".
- Melhor Atriz
Aqui não há dúvidas: o entusiasta de cinema quer que ganhe Renée Zellweger e acha que será ela a vencer por "Judy".
- Melhor Atriz Secundária
Na categoria de Melhor Atriz Secundária, Pedro Boucherie Mendes aponta em Florence Pugh, embora tenha preferido mais a prestação de Kathy Bates em "O Caso de Richard Jewell".
As previsões de Miguel Somsen
- Melhor Filme
Miguel Somsen, entusiasta de cinema e televisão, garante que este ano as escolhas não são muito difíceis. E diz que este ano pode acontecer o realizador Sam Mendes ganhar os dois prémios principais — o de Melhor Filme e Melhor Realizador por "1917". "Não ficaria surpreendido e acharia até que é o mais justo", revela.
Por isso, a aposta para Melhor Filme vai para "1917", embora "Parasitas" possa ser "o verdadeiro intruso".
- Melhor Realizador
Somsen atribui a estatueta a Sam Mendes, mas garante que a surpresa possa vir com a vitória de "Era Uma Vez... em Hollywood", de Quentin Tarantino. A acontecer, acharia justo. "Não gosto completamente do filme do Tarantino, mas a verdade é que é um estoiro do início ao fim", conta.
- Melhor Ator
Na categoria de Melhor Ator, o entusiasta diz que lhe parece muito difícil que Joaquin Phoenix não venha a ganhar, e que por isso a sua aposta também segue nesse sentido. "O papel dele é o filme e ele é a razão de tudo isto existir", explica.
- Melhor Ator Secundário
Aqui não há dúvidas: o prémio vai ser de Brad Pitt e "é muito improvável que não seja ele o vencedor, tendo em conta todos os outros papéis."
- Melhor Atriz
"Gostava muito que a Charlize Theron ganhasse pela prestação em 'Bombshell — O Escândalo'", mas diz que tudo aponta para que a vitória seja de Renée Zellweger. "Se não ganhar, é porque o filme é fraco demais para a representação dela. Não gostei muito do desempenho e não achei que fosse nada de novo em termos de cinema."
- Melhor Atriz Secundária
"Na categoria de Melhor Atriz Secundária é impossível não dar o prémio a Laura Dern", que acaba também por ser a grande aposta de Miguel Somsen.