Ainda não há data de arranque anunciada, mas em breve o cinema NOS Alvaláxia, em Lisboa, vai ter uma sala exclusiva para o visionamento de filmes e documentários portugueses.
A medida foi anunciada durante a conferência Encontros do Cinema Português. Uma iniciativa que todos os anos junta vários representantes do sector de produção cinematográfica, em Portugal, para falar do estado do cinema e encontrar medidas para combater o desinteresse generalizado.
Segundo a Pordata, a base de dados certificada de Portugal, nos últimos 57 anos registou-se um decréscimo acentuado de espectadores de cinema em Portugal.
É que enquanto em 1960 havia cerca de 27 milhões de espectadores, desde então que esse número tem vindo a decair e em 2017 registaram-se apenas 15 milhões — um valor que só não é o mais baixo historicamente, porque em 1991 estavam identificados 8 milhões de espectadores em todo o País.
Foi a pensar nisso que Susanna Barbato, diretora executiva da NOS Audiovisuais, anunciou uma nova sala dentro do cinema NOS Alvaláxia.
Segundo escreve o "Observador", citando a organização, esta é uma medida que permite gerar mais interesse por parte dos cinéfilos e levá-los cada vez mais a ver cinema.
A ideia desta nova sala é que sirva como um espaço onde seja exibido apenas "cinema português" em formato de longas e curtas-metragens, trabalhos de ficção e documentários.