De 21 a 23 de outubro, de segunda-feira a quarta-feira, vai realizar-se a Festa do Cinema, em parceria com a Academia Portuguesa de Cinema, em que mais de 40 filmes de vários géneros e nacionalidades vão poder ser vistos com bilhetes a apenas 3,50€. Entre a lista, estão produções nacionais e cinema falado em português.
“Grand Tour”, o filme português de Miguel Gomes nomeado pela Academia Portuguesa de Cinema como candidato a Melhor Filme Estrangeiro nos Óscares de 2024, e os restantes candidatos a esta distinção “A Flor do Buriti”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, “Manga d’ Terra”, de Basil da Cunha, “O Vento Assobiando nas Gruas”, de Jeanne Waltz, e “O Teu Rosto Será o Último”, de Luís Filipe Rocha, vão estar em exibição.
Outras obras faladas em português, de Portugal e do Brasil, também vão poder ser vistas. É o caso de “Operário Amador”, o documentário de Ramon De Los Santos, o drama “O Melhor dos Mundos”, de Rita Nunes, e a compilação de curtas “Que Mulheres serão Estas”. “Podia ter Esperado por Agosto”, de César Mourão, também vai ter direito a reposição na festa que tem como objetivo promover o acesso à sétima arte.
Além disso, poderão ser vistos os filmes brasileiros “Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você”, de Roberto Oliveira, e “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião.
A Festa do Cinema também vai dar visibilidade aos vencedores dos Sophia Estudante de 2024, um projeto da Academia Portuguesa de Cinema que distingue as melhores curtas-metragens portuguesas realizadas em contexto académico: “52 HZ” (Diana Rodrigues/Universidade do Algarve), “Défilement”, (Francisca Miranda/Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto), “O Incidente da Galinha”, (João Ferreira/Universidade Lusófona) e “Uma Mãe Vai à Praia”, (Pedro Hasrouny/Universidade Lusófona).
Quem quiser aproveitar a promoção de 3,50€, só tem de comprar um bilhete de cinema, na bilheteira física ou online de qualquer sala em Portugal aderente ao festival. O desconto é automático, mas só é válido nas sessões 2D e “não estão incluídas as taxas suplementares cobradas para Cinemas Luxe e lugares VIP, sessões de filmes exibidos em 3D, IMAX, 4DX, Screen X, Isense, D-Box e eventos especiais”, segundo o site da iniciativa. Este desconto também não é acumulável com outras promoções.