Esta quinta-feira, 31 de agosto, começam as festas nos jardins do Palácio Nacional de Belém. A Festa do Livro vai decorrer ao longo de quatro dias e terá atividades para todos os gostos, desde debates a cinema. Existirão ainda três espaços para sessões de autógrafos com mais de 50 autores.
A iniciativa, criada por Marcelo Rebelo de Sousa, contará com vários nomes conhecidos, não só na escrita como na arte, e a entrada é gratuita para todos aqueles que quiserem participar.
No dia 31 o evento começa pelas 18 horas no Palco da Cascata, com a abertura oficial da Festa do Livro em Belém. Irá ter uma zona infantil com jogos, puzzles e oficinas para os mais pequenos, e às 20 horas, no mesmo palco, ocorrerá a apresentação do livro "Hai - Cantos - Lança a Palavra", do autor António de Oliveira Cruz. Pelas 22 horas, será exibido o filme “Autografia”, de Miguel Gonçalves Mendes, a propósito do centenário do nascimento do poeta e pintor Mário Cesariny.
Já no dia 1 de setembro, depois da manhã com várias zonas infantis para os mais pequenos, irão realizar-se sete apresentações de livros entre as 15 e as 20 horas, como "A Grande Viagem pelas Canadas de Viriato", “Filosofia do Futebol" e ainda "Lisboa Noir". Às 22 horas, no Pátio dos Bichos, Sérgio Godinho dá um concerto com entrada gratuita.
No sábado, dia 2, as atividades estão intercaladas entre zonas infantis para os mais pequenos e apresentações de novos livros. Às 16 horas, na tenda da zona infantil, comemoram-se os 80 anos da primeira edição de “O Principezinho.
Às 19 horas, é a vez de uma conversa entre alguns membros do Clube das Mulheres Escritoras, sobre os objetivos do grupo e os desafios que as mulheres enfrentam no mundo literário. Ana Moura é a segunda a pisar o palco do Pátio dos Bichos nesta Festa do Livro, às 22 horas.
No último dia de festa, a zona infantil prolonga-se até ao final do dia e a partir das 17 horas dão-se mais três apresentações de livros. Às 18 horas, com António Barreto e Helena Mato, é no Palco da Cascata que começa o debate “No meio está a virtude? (Moderação e radicalismo hoje)” e, às 21 horas, Carlão sobe ao palco para encerrar as festividades.
Todas as atividades do evento são gratuitas e o acesso é efetuado pela Loja do Museu da Presidência da República ou pelo Jardim Botânico Tropical.