Com o intuito de descobrir se existiria uma tendência de género nas canções que ajudam as pessoas a adormecer, um grupo de investigadores de uma universidade dinamarquesa analisou 985 listas musicais, compostas por 225,625 faixas.

De acordo com o estudo, os investigadores concluíram que o género de música mais escolhida para adormecer tende a ser mais calma, num ritmo mais lento e mais instrumental e acústica do que a generalidade.

Há um novo festival de música no Brasil (com Foo Fighters e Ludmilla). 3 sítios onde ficar alojado
Há um novo festival de música no Brasil (com Foo Fighters e Ludmilla). 3 sítios onde ficar alojado
Ver artigo

Contudo, existem ainda várias diferenças de temas para temas, o que fez com que os investigadores assumissem seis diferentes subgrupos, sendo que três destes apresentam cançõess mais generalistas, e que por si só são mais rítmicas e energéticas do que as típicas faixas destinadas a fazer adormecer. Dentro desta categoria encontram-se temas como “Dynamite” da banda de K-pop BTS e “lovely” de Billie Eilish e Khalid.

Os investigadores afirmam ainda que o estudo permitiu mostrar as diferenças entre os vários usos que a música pode ter, e a forma como a mesma se reflete no comportamento humano. Acrescentam que não há um género musical que sirva a toda a gente, e que seria necessário um estudo adicional para perceber o porquê de as pessoas escolherem determinado género de música.