O vídeo tornou-se viral na noite de sábado, 22 de maio. Ainda a Itália não se tinha sagrado a grande vencedora da edição de 2021 da Eurovisão quando as imagens mostraram o vocalista Damiano David, do grupo Måneskin, inclinado sobre a mesa num gesto sugestivo de alegado consumo de drogas. Terminadas as votações, foi (quase) só disso que se falou nas redes sociais.

Na conferência de imprensa após a vitória, o grupo foi confrontado com as alegações que começaram a ser levantadas nas redes sociais, e negou qualquer consumo.

Do dedo do meio da Alemanha à atuação dos The Black Mamba. 6 momentos marcantes da final da Eurovisão
Do dedo do meio da Alemanha à atuação dos The Black Mamba. 6 momentos marcantes da final da Eurovisão
Ver artigo

"Não tomamos drogas e somos contra isso. Não diga isso [referindo-se às alegações que começaram a ser levantadas nas redes sociais]", explicou o vocalista, em resposta ao jornalista. Mais tarde, através da página oficial de Instagram do grupo, os Måneskin voltaram a reagir: "Estamos muito chocados com aquilo que algumas pessoas estão a dizer sobre o Damiano. Somos contra o consumo de drogas e nunca consumimos cocaína. Estamos prontos para ser testados porque não temos nada a esconder. Viemos aqui para tocar a nossa música e estamos muito felizes pela nossa vitória na Eurovisão", lê-se na nota publicada através de uma Instagram Story.

Devido à intensidade das alegações, a União Europeia de Radiodifusão (EBU) também reagiu através de um comunicado oficial, dizendo que irá proceder à análise das imagens.

"Estamos cientes da especulação que se gerou a partir de um clipe de vídeo e que envolve os vencedores da Eurovisão. A banda negou, categoricamente, as alegações de consumo de droga e o vocalista em questão vai fazer um teste de drogas na chegada a Itália", lê-se.

O teste, continua a organização, "foi pedido ainda na noite anterior, mas não pôde ser concretizado pela EBU".

"A banda, o seu agente e a delegação italiana informaram-nos de que não havia drogas presentes na green room e explicaram-nos que o vocalista se encontrava a limpar a mesa na qual tinha sido partido um copo. A EBU está em condições de confirmar que, após uma análise no local, encontrou um copo partido".

A organização conclui o comunicado dizendo que continuará a analisar as imagens.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.