O Brasil está parado até sábado, 4 de maio. As preparações para o concerto de uma das maiores divas de sempre do pop na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, está a atrair milhares de brasileiros (e muitos turistas) até ao local, que vão ter a oportunidade de assistir gratuitamente ao concerto final da digressão mundial "The Celebration Tour" de Madonna. E sim, leu bem - é completamente gratuito para quem quiser assistir.
A artista vai até ao Brasil a convite do banco Itaú Unibanco, com quem colaborou recentemente numa campanha do centésimo aniversário do espaço. Segundo o jornal "O Globo" , este concerto tem potencial para se tornar o maior das quatro décadas de carreira que Madonna está a comemorar.
Todos os preparativos para este espetáculo estão a ser feitos em dimensões nunca antes vistas. O tamanho do palco, a quantidade de espaço para os bailarinos, o número de pessoas esperado para assistir ao concerto na Praia de Copacabana (segundo o mesmo meio de comunicação, são esperados mais de um milhão e meio de entusiastas), tudo em grandes dimensões. Não há como negar que este será um grande concerto, e isto é tudo o que se sabe até agora.
O palco terá o dobro do tamanho
Se os palcos montados nos vários países onde Madonna pisou com esta digressão já eram grandes, a verdade é que o da Praia da Copacabana vai ter o dobro do tamanho. Segundo o site “Isto É Gente”, serão mais de 800 metros quadrados, com 24 metros de comprimento e 18 metros de altura (com direito a um elevador).
Isto porque Madonna, na sua digressão, estava habituada a fazer espetáculos para mais de 20 mil pessoas, mas o concerto no Rio de Janeiro mostra números diferentes: mais de um milhão e meio, pelo que as dimensões do palco são necessárias para todos os entusiastas conseguirem ver alguma coisa. Além disso, Madonna terá ainda três passarelas por onde poderá dançar, que só acabam perto do público, sendo que a que está ao centro terá 22 metros e as laterais terão 20 cada uma.
Os organizadores reforçaram ainda, de acordo com o mesmo meio de comunicação, que a estrutura do palco está a ser construída com quase três metros de altura, permitindo a visão do público que estiver na praia. No total, foram necessários três aviões de carga para transportar cerca de 270 toneladas de equipamento.
Convidados especiais? Até agora, só dois
Diplo e Pedro Sampaio são os dois artistas confirmados (pelo menos até esta sexta-feira, 3 de maio) para o espetáculo de Madonna. O DJ e produtor norte-americano é quem vai fazer as honras de abrir o concerto, para o qual preparou uma setlist especial para a Praia de Copacabana, e o cantor brasileiro vai fechar o espetáculo, também com um evento gratuito que vai ocorrer no Palco Leme, em frente ao palco principal.
No entanto, existem rumores, segundo o “Splash”, de que outros nomes bastante conhecidos da indústria musical brasileira também poderão estar presentes. Nomes como Anitta, Pabllo Vittar, Ludmilla, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Luciano Huck, Angélica e Xuxa foram mencionados como possíveis participações especiais no concerto da diva do pop.
Elementos que compõem o cenário
Não bastava só o palco ter dimensões consideradas gigantescas, os elementos que vão ser utilizados para as coreografias também não ficam atrás. Um ringue de boxe, um elevador, uma espécie de portal flutuante, uma estrutura giratória com três andares, uma gigante bola de espelhos, um cubo com projeções, um carrossel de vidro com cruzes, e muitos outros que ainda não foram divulgados, para surpreender tudo e todos no sábado.
Além disso, a produção separou também cerca de 45 baús com roupas para a rainha do pop e os seus dançarinos trocarem mais facilmente a meio do concerto. Outra passarela foi também construída para ligar o palco ao Copacabana Palace, onde Madonna e a sua equipa (de 200 pessoas) ocupam 90 quartos e montaram três ginásios.
Muro a separar os VIP do público geral?
Muita especulação existiu sobre se um muro feito de metal iria separar o público VIP do público geral. Isto porque, segundo o jornal “O Globo”, foi montada uma estrutura com cerca de dois metros de altura em redor do palco, e os entusiastas que por lá passavam diziam que, com aquilo, não era possível ver o palco. Foi nas redes sociais que começaram os rumores sobre se a estrutura de metal serviria para separar os dois tipos de público.
Na verdade, este muro foi construído para ser possível montar o palco em segurança, garantindo não só a segurança do público como a dos profissionais que o montaram. Sem este, não seria possível montar toda a estrutura com 800 metros quadrados, mas assim que os preparativos estiverem finalizados o muro vai ser retirado, para que não obstrua a visão de mais de um milhão e meio de pessoas.
Mais de 3 mil agentes da Polícia foram mobilizados
De acordo com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, citada pelo jornal “Splash”, o aparato de segurança pública para o espetáculo de Madonna vai contar com 3.200 agentes da Polícia, que foram mobilizados para ficar em Copacabana com 64 viaturas e a ocupar as 65 torres de observação, instaladas graças ao concerto. Outros 1.500 agentes vão estar nas esquadras mais próximas.
Também nos arredores da Praia de Copacabana haverá controlo, com grades, 18 pontos de bloqueio e revista com reconhecimento facial e com 150 detectores de metal. Quatro drones, também com reconhecimento facial, serão operados de um centro móvel de Comando e Controlo, e os bombeiros, equipas de resgate, salva-vidas, combatentes, médicos e enfermeiros também receberão reforços e estarão prontos para aparecer em casos como afogamentos, incêndios e atendimentos pré-hospitalares.