Cowork com bar, ok. Supermercados com restaurantes, também já vimos. E até lavandarias de self service com pastelaria já inventaram. Agora, loja de móveis onde também se pode ir para comer pão, essa é novidade.
A Marquise abriu na Praça das Flores, em Lisboa, no número ao lado da casa mãe. É que este novo espaço dedicado à decoração — e não só — serviu durante muitos anos — demasiados, diríamos nós — de armazém da Mobler, uma loja com peças de design de meados do século XX.
"Sempre achei que este espaço tinha potencial, principalmente por aquela zona exterior", diz à MAGG Cristiana Vieira, a apontar para o pátio das traseiras. A proprietária fez daqueles metros quadrados um mini jardim onde apetece sentar a ler um livro e a beber um café, que aqui é de especialidade.
A Marquise serve de montra a uma série de designers contemporâneos portugueses e estrangeiros, mas também de ponto de venda de tudo o que se faz na Padaria Isco, em Alvalade.
Cristiana quis juntar na loja alguns dos serviços dos quais sente falta na vizinhança. Se não há padarias nem floristas, é na Marquise que encontram pão de fermentação natural e plantas prontas a serem levadas para casa.
O pão, assim como toda a pastelaria, vem diariamente dos fornos do Isco, e também aqui se servem os pratos do dia, simples e tendo sempre como base o pão.
Há também vinhos naturais, chás da Camélia e café, para ser bebido em chávena grande, com calma. E saiba que pode levar a chávena para casa, até porque faz parte de uma linha exclusiva desenvolvida pela A La Pata, uma marca de Diana Medina.
Os artesãos portugueses estão em destaque nesta loja. Há ainda outras peças de cerâmica de Patrícia Lobo, têxteis da Two Hands e sabonetes da Castelbel.
Nas marcas internacionais destacam-se as almofadas da AYTM, os cestos da Basket Room, peças de cerâmica da Raawii e tapetes da Madam Stoltz. Há ainda mantas artesanais do Peru e tapetes do México.
Num recanto dedicado às crianças, há loiça em versão mini da marca Ferm Living e brinquedos de peluche da OyOy.
Cristiana quer dinamizar o espaço ao máximo e já começou nos aquecimentos no início deste ano, ao abrir as portas a uma festa para celebrar o Ano Novo Chinês. Houve street food asiática e leitura de tarot, mas as potencialidades aqui são muitas. Está já a planear workshops com temas tão variados quanto a cerâmica, a cosmética natural ou arranjos florais.
A Marquise está aberta das 10 às 19 horas, de terça-feira a sábado, mas em breve passa a ter horário mais alargado. As novidades são sempre partilhadas na página de Instagram.