Se bem que estejamos a atravessar um inverno atípico, seco e solarengo, não convém esquecer que resfriados e constipações gostam de aparecer por esta altura. Por isso, lembrei-me de compilar umas “mezinhas da avó”, infalíveis na prevenção e combate dos sintomas ligeiros dessas maleitas.

Utilizando apenas ingredientes naturais, estas receitas são tão simples de fazer, que a sua preparação pode tornar-se numa brincadeira em família. O resultado é um remédio tão delicioso e natural, que não será difícil convencer a pequenada a tomá-lo se necessário.

Sem ideias para atividades com as crianças? Faça um Diário de Gratidão
Sem ideias para atividades com as crianças? Faça um Diário de Gratidão
Ver artigo

Trata-se de atividades simples, é certo, mas uma vez que é necessário o uso de faca e do fogão, devem ser realizadas com a ajuda e supervisão de um adulto.

Materiais:

  • 1 limão
  • 1 frasco ou recipiente com tampa
  • Mel
  • Canela
  • 1 cenoura
  • açúcar mascavado/amarelo

Instruções:

Receita 1:
Corte ao meio o limão, retire os caroços e esprema o sumo para um frasco ou recipiente que tenha tampa. Junte um pouco de mel e misture muito bem até o mel de dissolver. Pode ser bebido acompanhando as refeições.

Receita 2:
Utilize as cascas do limão para fazer um delicioso chá que prevenir e suaviza as dores de garganta. Coloque as cascas em água ao lume e deixe ferver até a água ficar amarela (sinal de que absorveu as propriedades curativas do limão). Retire do lume e adicione mel e canela em pó. Para beber ainda quentinho.

Receita 3:
Contra a tosse moderada aconselhamos um xarope de cenoura. Lave e descasque uma cenoura e corte-a em finas fatias. Coloque as fatias numa taça e cobra-as com açúcar mascavado. Deixe que o suco da cenoura se envolva no açúcar. Tome uma colherinha ou duas do líquido várias vezes ao dia.