Adolescência. Todos passámos por ela, com mais ou menos confrontos com os pais. Uma mulher britânica vivenciou a tensão que pode ser a relação com um adolescente quando o filho de 16 anos, que se encontrava no quarto, não respondeu quando o chamou.

Num post no subreddit da rede social Reddit "Am I the Asshole?" (o que se pode traduzir como "Serei eu o estúpido?"), a mulher partilhou o episódio, pedindo ajuda aos internautas para perceber se tinha tomado a decisão certa.

Filhos. Como lidar com as primeiras saídas à noite dos adolescentes
Filhos. Como lidar com as primeiras saídas à noite dos adolescentes
Ver artigo

"Ontem, enquanto estava a fazer o almoço, ouvi um barulho muito forte, como se o tecto estivesse a cair ou uma estante tivesse tombado", começa por contar. A internauta conta que a única pessoa que estava em casa era o filho de 16 anos, que se encontrava no quarto, no outro lado da casa. Depois de passar em revista todas as divisões, bateu à porta do quarto do filho. Uma, duas, três vezes. Tentou abrir a porta, que estava trancada. Nada.

"Comecei a passar-me, já a pensar que o armário ou a estante pudessem ter caído em cima dele, e que ele estivesse desmaiado no chão. Desatei a gritar o nome dele, sem resposta". No calor do momento, a mulher conta que se atirou contra a porta e que esta se partiu. "O meu filho estava ótimo. Passou-se com a porta mas estava bem. O barulho que ouvi foi da televisão que, aparentemente, estava no máximo. Ele não em respondeu porque disse que não queria que eu o incomodasse enquanto estava a ver o filme", conta a mulher, dizendo ainda que o adolescente lhe disse: "estavas aos gritos e estava a ser irritante. Eu estava a tentar ver um filme. Arranja a porta".

A mulher explica que teria de ser ele a pagar uma porta nova do próprio bolso e que, quando o pai regressasse a casa, iria deitar a porta fora. O adolescente ficou furioso, disse que tinha o direito a ter uma porta, para poder ter privacidade. "Ele respondeu-me 'vai-te foder', e eu disse que ele estava de castigo", conta ainda a mulher.

Agora, com algum peso na consciência, esta mãe questiona-se se terá sido ela a estúpida nesta situação e se este foi o castigo apropriado. Como sempre, a internet tem algo a dizer e as opiniões dividem-se. "Substitui a porta, tira-lhe a TV do quarto". Esta sugestão é a que parece ter mais apoio, a seguir a outra, onde um internauta sugere que substituam a porta mas sem trinco.

E você, o que faria nesta situação?