De certo que já existiram alturas em que não deixou o seu filho menor de idade andar sozinho em transportes do género Uber e Bolt. Quer seja por uma questão de segurança ou por não se sentir confortável, a verdade é que, às vezes, as crianças (mais velhas, vá) lá de casa precisam de voltar da casa dos amigos ou da escola e a única alternativa é uma viagem de carro, mas há questões maiores que fazem com que os pais não autorizem isso. Mas e se lhe disséssemos que existe uma solução?
É verdade. A partir desta quarta-feira, 25 de setembro, a Uber vai disponibilizar uma nova funcionalidade na sua aplicação: a Uber for Teens. Destinada a alargar o seu serviço de mobilidade a todos os jovens entre os 13 e os 17 anos, o objetivo deste novo projeto é fazer com que os adolescentes se desloquem de um lado para o outro de uma forma mais autónoma e segura, sempre, claro, com a total supervisão dos pais em tempo real através de uma tecnologia criada pela própria empresa.
A utilização é muito simples: basta convidar o adolescente a aderir através do Perfil de Família na aplicação da Uber que os pais ou os encarregados de educação têm de ter no seu telemóvel. Depois, o jovem irá receber um link para descarregar a aplicação com esse perfil já incorporado, tendo então de criar a sua conta Teen e finalizar todo o processo.
Depois disto, quando pedir um Uber, o adolescente que for usufruir terá de dar um código PIN antes do início da viagem ao motorista, para que este coloque no seu dispositivo antes de começar a conduzir, e é só seguir até ao destino.
E sim, vai mesmo poder acompanhar tudo, pois os pais recebem ao mesmo tempo o nome do condutor, todas as informações sobre o carro, e para onde vai o filho. Além disso, graças à tecnologia RideCheck, criada pela Uber, vai ser também possível identificar todos e quaisquer desvios no percurso, assim como paragens repentinas ou a antecipação do fim da viagem.
Se alguma destas hipóteses acontecer, tanto o adolescente como o encarregado vão receber um alerta, sendo que os pais podem contactar o motorista a qualquer altura da viagem. Em caso extremos e de necessidade, existe ainda um botão de emergência que, quando carregado, liga diretamente para o 112.
“Estamos entusiasmados por trazer esta funcionalidade inovadora para Portugal, que vem facilitar a logística das famílias e com funcionalidades de segurança essenciais no centro da experiência. Quer o adolescente esteja a ir para a escola ou a voltar para casa depois de uma atividade com os amigos, os pais receberão notificações em tempo real e poderão facilmente acompanhar toda a viagem ao segundo, com funcionalidades e requisitos de segurança adicionais", disse Francisco Vilaça, General Manager da Uber Portugal, em comunicado.