Arrumar a casa pode ser um desafio, mas se tiver os produtos e as dicas adequadas para que a sua casa seja um reflexo da sua personalidade, qualquer tempo que dedique ao processo é sempre recompensado. Afinal, a pandemia fez com que passássemos a prestar ainda mais atenção às nossas casas e não há nada melhor do que nos sentirmos plenos naquele que é o nosso refúgio da confusão e do stresse diário.
Para facilitar o processo de arrumações e até o tornar mais divertido (especialmente se for feito em família e com várias pessoas a ajudar na organização), porque não olhar para quem percebe do assunto? Especialista nesta coisa de arrumar tudo o que precisa de ser arrumado, Marie Kondo já escreveu quatro livros sobre organização e tem truques imbatíveis para este processo de organizar e destralhar (que é igualmente importante). Como aliada para esta reorganização da casa, a LEROY MERLIN está do seu lado para o ajudar a encontrar os compartimentos certos para organizar todas as divisões.
A marca, que conta com inúmeras lojas espalhadas pelo País, apresenta uma ampla oferta de soluções para toda a casa, que pode comprar em loja ou no site, com entrega, muitas vezes, em menos de 72 horas.
Mostramos-lhe, em três áreas da casa, 5 formas simples de arrumar as diferentes divisões da casa seguindo o método de Marie Kondo.
O hall. Ou a porta de entrada para a sua casa
Geralmente, é o hall que serve de cartão de visita para aquilo que as visitas podem esperar da sua casa.
Por isso, nada como manter este espaço clean e arrumado, mas com áreas e compartimentos onde possa colocar os seus pertences.
Dica #1. Comece por arrumar a mala
Ao longo do dia, vai acumulando tralha dentro da mala – talões, lenços de papel, moedas e mais não sei quantas coisas. Chega a casa, pousa a mala e deixa tudo isso por arrumar. Resultado? Esquece-se do que tinha lá dentro e o lixo fica acumulado.
Para facilitar a sua vida e evitar que ande a correr pela casa à procura das chaves do carro, retire tudo o que tem dentro da mala. Segundo a especialista japonesa, arrumar a mala quando chega a casa pode ser um processo terapêutico depois de um dia de trabalho.
A LEROY MERLIN já tem tudo pensado e sugere-lhe este organizador de acessórios em acrílico para que quando precisar saiba exatamente onde pode encontrar cada um destes objetos. Se preferir uma opção fechada, opte por estes blocos de gavetas da gama sustentável da LEROY MERLIN.
Dica #2. O lugar dos livros é na estante
Sabemos perfeitamente que tem uma pilha de livros há anos à espera de ser arrumada no devido lugar. É a falta de tempo, de espaço ou o cansaço – tudo serve como desculpa para não arrumar.
Mas já chega. Se quer adotar o método Marie Kondo, saiba que destralhar é um passo essencial. Comece por fazer uma seleção dos livros que realmente quer guardar ou ler. Os outros, dê a uma associação ou partilhe com amigos.
Olhe para a quantidade de livros que mantém e, de acordo com o espaço necessário, selecione uma das estantes da LEROY MERLIN. Esta é uma das sugestões de estante que tem disponível no site da marca.
Conheça as melhores opções para o hall de entrada:
Quarto. Onde recarregamos energias para o dia seguinte
Esta é a divisão da casa onde a magia rapidamente se transforma em caos. Roupa acumulada em cima da cadeira, caixas e caixinhas nas estantes, roupa amarrotada no armário e gavetas lotadas de peças desnecessárias. Mas dá para melhorar.
Dica #3. Roupa da coleção passada é para tirar do armário
A roupa da coleção passada só está a fazer uma coisa no armário: ocupar espaço. Para simplificar as suas manhãs e evitar que ande meia hora à procura de uma camisa que ficou entalada entre casacos, guarde tudo o que sabe que não vai usar na estação atual.
Sim, vai perder uma tarde de domingo, mas vai ganhar anos de vida de cada vez que precisar de encontrar algo. Para o fazer, opte por estas caixas com saco de vácuo (que permitem guardar mais coisas) e guarde-as, dobrando a roupa com a técnica Marie Kondo, na garagem ou no sótão até à próxima estação.
Dica #4. Cada acessório no seu lugar
Se já esteve meia hora a tentar separar dois colares e não conseguiu, sabe perfeitamente do que falamos. Juntar os acessórios numa só divisão nunca dá bom resultado. Primeiro, vão misturar-se, segundo, não consegue perceber tudo o que tem, terceiro, podem estragar-se mais rapidamente.
Pegue em toda a sua bijuteria, descarte o que já não usa e separe brincos, colares, pulseiras e anéis pelos compartimentos da caixa em acrílico da LEROY MERLIN.
Conheça as melhores opções para o quarto.
Despensa. O território sem lei
É tudo muito bonito quando organiza a despensa pela primeira vez. Temperos de um lado, enlatados do outros e snacks no canto. Quanto tempo dura esta organização? Apostamos em duas semanas. Mas vamos dar-lhe uma ajuda.
Dica #5. Tudo por secções
Com a correria da rotina, cozinhar acaba por ser uma tarefa que tende a querer despachar rapidamente. Ora, na hora de arrumar os temperos já não tem paciência para organizar e acaba por pousar tudo no primeiro espaço livre.
É natural e comum, mas acaba por se tornar num problema quando não consegue encontrar o que procura ou quando percebe que tem produtos fora de validade que nem sabia que existiam.
Pegue em tudo o que tem na despensa e faça uma seleção. Coloque numa destas caixas tudo o que está prestes a terminar a validade, para garantir que se lembra de dar prioridade a estes ingredientes.
Com o que sobrar, divida por áreas (temperos, enlatados e snacks, por exemplo) e avalie o espaço que precisa para uma. Adquira as caixas em madeira da LEROY MERLIN ou, se preferir, em acrílico e divida cada uma destas secções pelas caixas.
Guarde tudo na despensa e organize de acordo com o uso que dá aos produtos de cada uma desta caixas.
Conheça as melhores opções para a despensa:
Decorou e anotou tudo? Temos um quiz preparado para si e queremos saber se está pronto para reorganizar a casa.
Boa sorte!
Todos estes acessórios estão disponíveis no site oficial da LEROY MERLIN e são adaptáveis a vários ambientes da casa. Faça da sua casa um refúgio de bem-estar e felicidade, organizado e adaptado à sua personalidade.